Home / Empresas / Braga aproveita “Brexit” para atrair empresas para o concelho
InvestBraga

Braga aproveita “Brexit” para atrair empresas para o concelho

O presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, estiveram em Londres para uma reunião com cerca de 15 empresas, num evento organizado pelo grupo editorial Financial Times, com o objetivo de atrair investimento para o concelho.

“Braga reúne as condições essenciais para a implantação de todo o tipo de empresas, em especial, as de base em conhecimento e tecnologia, como é o caso das internacionais Bosch, Delphi ou a Fujitsu, que têm investido no concelho”, explica o presidente da InvestBraga, acrescentando que “a possível saída do Reino Unido da União Europeia é uma oportunidade para que Portugal e, em especial, Braga mostrem as suas vantagens competitivas”.

Durante o evento, a InvestBraga e a Câmara Municipal de Braga apresentaram as vantagens competitivas da cidade, com especial enfoque para a mão-de-obra altamente qualificada e para o facto do custo de vida em Braga ser bastante mais barato do que em Lisboa e noutras cidades europeias. Sendo que o mesmo acontece com os custos para as empresas.

“Convidamos startups, empresas e centros de engenharia a vir para Braga, onde, a duas horas e pouco de avião, encontrarão um local para se desenvolverem com uma qualidade igual ou até mesmo superior à que se encontra no Reino Unido”, afirmou Carlos Oliveira.

Segundo dados apurados pela Investbraga junto das empresas do concelho, entre 2016 e 2020 serão investidos, em Braga, 359 milhões de euros, que apresentam um potencial de criação de 2500 postos de trabalho.

Desde 2013, o número de desempregados no município foi reduzido em um terço, o equivalente a 5000 postos de trabalho, tendo o volume de exportações aumentado 20%.

Além do evento promovido pelo Financial Times, Carlos Oliveira e Ricardo Rio participaram ainda, na segunda-feira, num jantar, organizado pela AICEP, na Embaixada de Portugal em Londres, com profissionais portugueses de empresas tecnológicas sediadas em Londres