Home / Empresas / Castelo Branco recebe 5.ª Bienal do Azeite
azeite
Produção do azeite tem vindo a aumentar todos os anos (Foto: organização)

Castelo Branco recebe 5.ª Bienal do Azeite

Entre sexta-feira e domingo, Castelo Branco será a capital nacional do azeite.

 

De 1 de julho a 3 de julho, o centro de Castelo Branco será o palco da quinta edição da Bienal do Azeite, evento promovido pela Câmara Municipal local em parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Azeite da Beira Interior, a Confraria do Azeite e a Casa do Azeite.

O certame tem como objetivo servir de plataforma de observação e discussão sobre as questões do setor.

Este ano foi ainda lançado o desafio à restauração local para que reforce a sua criatividade na utilização deste ingrediente nas suas ementas.

O evento envolve todas as regiões produtoras em Portugal, tendo em edições anteriores acolhido mais de 100 expositores e mais de 60 mil visitantes.

 

Portugal produz mais, mas consome menos

Dados revelados esta sexta-feira pela Casa do Azeite, segundo um estudo da AC Nielsen, mostra, que o consumo em Portugal caiu 1,6% em 2015, em volume, tendo, contudo, aumentado 18% em valor.

Uma das razões para este facto estará relacionada com o aumento do preço: em 2015, o preço médio de venda ao consumidor final foi de 3,93 euros/kg, mais de 20% acima do preço médio praticado em 2014.

Ainda assim, o consumo manteve-se estável nos últimos anos, rondando as 70 mil toneladas, o equivalente a um consumo per capita de 7,0 kg.

A produção na campanha 2015/2016 foi de 109.052 toneladas, mais 79% comparando com a campanha anterior.