Home / Empresas / Conselho Europeu procura soluções para a subida de preços na energia
Subida dos preços da energia
Conselho Europeu procurar soluções para a crise energética (Fonte: Pexels)

Conselho Europeu procura soluções para a subida de preços na energia

Por: Martim Gaspar

O presidente do Concelho Europeu, Charles Michel, anunciou que os chefes de Estado da União Europeia concordaram em procurar soluções para a mais recente crise energética provocada pela guerra na Ucrânia.

Os líderes da União Europeia reuniram-se, esta quinta-feira, e um dos grandes temas que marcou as discussões foi o da crise energética. Com vários países a subirem os preços da eletricidade e gás, Charles Michel, presidente do Conselho Europeu realizou um apelo à união e à solidariedade, especialmente aos ministros da energia dos países da União Europeia, para que trabalhassem incansavelmente de maneira a encontrar soluções para a diminuição dos preços na energia, o abastecimento de energia e a diminuição da procura.

Este encontro foi também marcado por divergências quanto a certas decisões. Destas decisões destacam-se os limites nos preços referentes ao gás e o estabelecimento de um conjunto de regras de solidariedade que garanta o abastecimento de gás a todos os países da União Europeia.

A reunião contou, também, com a intervenção da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, que teve como base as empresas, apelando à sua união em consórcios, à realização de compras conjuntas e ao estabelecimento de um mecanismo de correção dos preços no mercado de gás.