Home / Empresas / Desemprego de longa duração representa 50,9% do número de desempregados 
desemprego
Um em cada três desempregados está fora do mercado de trabalho há dois ou mais anos (Foto: Pexels)

Desemprego de longa duração representa 50,9% do número de desempregados 

Por: Eduarda Coelho

Mais de 35% dos desempregados registados entre abril e julho deste ano estão sem emprego há mais de dois anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de desemprego de longa duração – desempregados há um ano ou mais – representa 50,9% do total de pessoas sem emprego, sendo que, segundo o jornal Público, um em cada três desempregados está fora do mercado de trabalho há dois ou mais anos. 

Apesar do agravamento destes indicadores em relação aos 23% registados no ano anterior, os dados do INE indicam que a população desempregada representa uma diminuição de 3,1% (9,6 mil) em relação ao trimestre anterior.  

No segundo trimestre de 2022, a população empregada aumentou em 1,9% em relação ao trimestre homólogo. O mesmo jornal explica que, houve uma diminuição do número de pessoas em situação de desemprego, facto que não impediu que a variação homóloga do desemprego de longa duração aumentasse.  

Esta variação é justificada pelo aumento de homens entre os 55 e 74 anos em situação de desemprego, bem como o número de desempregados com o ensino superior completo.