Home / Empresas / Estudo aponta baixa probabilidade de apanhar Covid-19 num avião
aeroporto avoão covid-19

Estudo aponta baixa probabilidade de apanhar Covid-19 num avião

Um estudo levado a cabo pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e por fabricantes de aviões como a Airbus, Boeing e Embraer, aponta para a baixa probabilidade de uma pessoa ser infetada por Covid-19 num voo, por causa do sistema de ventilação.

O estudo refere que, desde início do ano, foram detetados 44 casos de Covid-19 com possível transmissão num voo, tendo em conta que viajaram 1,2 mil milhões de passageiros nesse período. Isto representa um risco de contrair a doença de um caso para cada 27 milhões de viajantes.

“Achamos que estes números são extremamente tranquilizadores. Além disso, a grande maioria dos casos publicados ocorreu antes que o uso de máscaras durante o voo se generalizasse”, refere David Powell, consultor médico da IATA, numa nota publicada no website da associação.

“Embora não haja maneira de estabelecer uma contagem exata de possíveis casos associados ao voo, o alcance da IATA às companhias aéreas e às autoridades de saúde pública, combinado com uma revisão completa da literatura disponível, não rendeu qualquer indicação de que a transmissão a bordo seja de alguma forma comum ou difundida”, refere o estudo.