Home / Empresas / Ambiente / Europa segura de ultrapassar objetivo de produção anual fotovoltaica em 2025
produção fotovoltaica
A Europa encontra-se numa posição favorável para ultrapassar o objetivo na produção de polissilício, lingotes, células e módulos (Fonte: Freepik)

Europa segura de ultrapassar objetivo de produção anual fotovoltaica em 2025

Os dados dos membros da ESIA, Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica, perspetivam que a indústria está a caminhar no sentido de construir uma capacidade superior a 30GW (gigawatt) de fabrico anual em toda a cadeia de valor FV.

A Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica, lançada pela Comissão Europeia e com a EIT InnoEnergy, revela que a Europa, com as políticas adequadas, pode ultrapassar o objetivo da União Europeia de 30GW de capacidade de produção fotovoltaica anual até 2025.

Os dados recolhidos até junho de 2023, projeções baseadas em negócios de mais de 20 novos projetos fotovoltaicos em desenvolvimento, determinam que a Europa se encontra numa posição favorável para ultrapassar o objetivo na produção de polissilício, lingotes, células e módulos.

Estas conclusões surgem com a divulgação do plano de ação dos grupos de trabalho da ESIA na Intersolar Europe, em Munique – uma estratégia que reúne conhecimentos de mais de 120 organizações de 17 países, que refletem toda a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica na Europa.

Aperfeiçoar a competitividade da cadeia de abastecimento internacional é tão importante para o plano de ação quanto as considerações sobre os custos da energia, a sustentabilidade, a reciclagem e a rastreabilidade. Deste modo, este plano propõe condições comerciais não financeiras para a divulgação da energia solar “Best-in-Class“, com credenciais ambientais, sociais e de governança com a intenção de garantir a disponibilidade de talentos.

Para cumprir o nosso objetivo de atingir uma capacidade de produção de energia solar fotovoltaica de 30 GW em toda a cadeia de abastecimento na UE até 2025, temos de tirar partido deste novo quadro político. E, neste esforço, a indústria europeia de energia solar fotovoltaica desempenhará um papel fundamental” conta Kerstin Jorna, diretora-geral da direção-geral do mercado interno, indústria, empreendedorismo e das PME.

Para o responsável pelo secretariado da ESIA, Javier Sanz, os planos de ação para os grupos de trabalho visam capacitar a indústria de produção de energia solar na Europa através da alavancagem de mais projetos em todas as cadeias de valor fotovoltaicas. “A fim de reforçar a segurança energética do continente e aumentar a resiliência global”, conclui.