Home / MERCADO / Economia / Gás natural vai sofrer subida de preço
gás natural
Europa passa a ter alternativa para substituir em parte o gás russo (Foto: Pexels)

Gás natural vai sofrer subida de preço

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, disse, esta quarta-feira, 23 de fevereiro, que quem tem gás natural vai notar um aumento dos preços por consequência da situação na Ucrânia, que fez com que a Alemanha suspendesse a certificação do Nord Stream 2, para transporte de gás russo.

“Quem usa diretamente gás natural vai sentir esse aumento porque é inevitável, Portugal não fixa esse preço, é o preço de uma ‘commodity’ [matéria-prima], que é fixado a nível mundial”, disse aos jornalistas o ministro do Ambiente e da Ação Climática, à margem da conferência final do Projeto E+C – Economia Mais Circular promovida pela CIP, Confederação Empresarial de Portugal, no Teatro Thalia, em Lisboa.

O ministro acrescenta que “quem está no mercado regulado não vai sentir esse aumento, mas sobretudo os produtores industriais, apesar do esforço que o Governo fez para que quase não tivesse havido aumentos, reconhecidamente têm contratos mais curtos e, portanto, esse risco [de aumento dos preços] existe”.

Na terça-feira passada, a Alemanha interrompeu o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2, no que diz respeito à distribuição de gás natural russo na Europa. O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse aos jornalistas que “sem aquela certificação, o Nord Stream 2 não pode ser colocado em funcionamento”.

A União Europeia está dependente das importações de gás natural, segundo combustível mais utilizado nos 27 estados-membros, depois do petróleo, sendo a Rússia o maior exportador.