Home / Empresas / Projeto-piloto de semana de trabalho de quatro dias deve ser implementado em 2023 
semana de trabalho de quatro dias
A redução de horas não implicará cortes salarias (Foto: Pexels)

Projeto-piloto de semana de trabalho de quatro dias deve ser implementado em 2023 

Por: Eduarda Coelho

O projeto-piloto que permitirá a semana de trabalho de quatro dias em Portugal será coordenado pelo economista Pedro Gomes. Segundo o jornal Público, prevê-se que o projeto arranque nas empresas públicas e privadas no próximo ano.  

O economista, professor da Universidade de Londres e autor do livro “Sexta-feira é o novo sábado”, afirma que a redução de horas não implicará cortes salarias. “Pode haver alguma concentração, mas não estamos a falar de fazer 40 horas em quatro dias”, esclarece o mesmo.  

O coordenador do projeto destaca que este é voluntário, reversível, e será desenvolvido a partir do modelo de um dos países que já tenha a semana de quatro dias implementada.  

O mesmo jornal avança que estão a ser avaliadas três possibilidades para Portugal seguir: a aplicabilidade da semana de quatro dias sem apoio do Estado (modelo do Canadá, Estados Unidos da América e Reino Unido); o projeto estar voltado apenas para o setor público (aplicado na Islândia); ou dirigir-se apenas a empresas do setor da indústria, contando com financiamento do Estado (aplicado na Espanha).