Home / Empresas / Seguradora prevê uma queda gradual da inflação na zona euro na segunda metade do ano 
inflação
Crédito y Caución prevê uma redução gradual da inflação na segunda metade do ano na zona euro (Foto: Pexels)

Seguradora prevê uma queda gradual da inflação na zona euro na segunda metade do ano 

Por: Eduarda Coelho

Apesar do crescimento acelerado dos níveis de inflação em 2022, a seguradora de crédito Crédito y Caución prevê uma redução gradual da inflação na segunda metade do ano na zona euro, que irá acelerar em 2023. De acordo com o “Economic Research” de agosto, após esta queda os níveis de inflação serão ligeiramente superiores a 2%. 

Em comunicado, a seguradora de crédito argumenta esta descida tendo em conta “a fraca probabilidade de repetição de uma nova perturbação significativa nos preços de energia.. A seguradora espera uma estabilização gradual dos preços energéticos. 

A Crédito y Caución defende que a reabertura dos setores de serviço irá provocar uma redução da procura relativa de bens, que foi uma das maiores causas de aumento da pressão sobre a cadeia de fornecimento internacional, e, consequentemente, do aumento dos preços em 2021. 

Além disso, o estudo refere que há ainda fatores que ajudam a minimizar os níveis da inflação, como: a globalização, ajudando no aumento da concorrência e no número de fornecedores; a digitalização, ao tornar os preços mais transparentes; o envelhecimento, que reduz a procura agregada; as migrações e a baixa participação sindical, que geram contenção salarial.