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Borja Aranguren, cofundador da Cobee (foto: Divulgação)

“Somos uma empresa inovadora num mercado muito tradicional” – Borja Aranguren

Por: Maria Inês Jorge

Com presença recente no mercado português, a Cobee pretende revolucionar a forma como as empresas gerem e oferecem benefícios aos trabalhadores, através de uma plataforma digital. Borja Aranguren, cofundador da empresa espanhola, falou com a PME Magazine sobre a entrada da Cobee em Portugal, um país que tem “muitas sinergias comerciais com Espanha”, e os objetivos para o futuro da empresa ao nível da internacionalização.

PME Magazine – Qual foi o ponto de partida para criar a Cobee?

Borja Aranguren (B. A.) – A Cobee nasce da ideia de querer romper com o tradicional e com o estabelecido. O setor dos benefícios para colaboradores é um mercado que tem permanecido o mesmo nos últimos 20 anos: está apenas focado em satisfazer os departamentos de recursos humanos e não em oferecer o que os colaboradores realmente procuram. Tanto Daniel Olea, cofundador da Cobee, como eu próprio, já sofremos pessoalmente as ineficiências dos planos de benefícios mais tradicionais nos nossos postos de trabalho, e foi por isso que criámos a Cobee. Com o propósito de nos adaptarmos à nova realidade, criámos uma plataforma digital de gestão de benefícios que consegue reduzir a carga administrativa dos departamentos de recursos humanos (RH) e cujos benefícios são adaptados às novas necessidades dos colaboradores.

PME Mag. – Que mudanças traz esta plataforma para o mercado de trabalho?

B. A. – A nossa proposta de valor é simples, mas importante. Apresentamos um produto automatizado, totalmente digital e flexível que altera totalmente o setor das compensações. A Cobee oferece vantagens tanto às empresas como aos colaboradores, proporcionando-lhes um produto totalmente flexível que se adapta a qualquer tipo de empresa e grupo de colaboradores. Para as equipas de RH, oferecemos uma única plataforma automatizada a partir da qual podem oferecer aos seus colaboradores os benefícios que entenderem, reduzindo uma grande parte da sua carga administrativa em comparação com outros modelos mais tradicionais; e tudo isto sem a necessidade de outros fornecedores ou intermediários. Aos colaboradores oferecemos uma plataforma muito simples e intuitiva (tudo é realizado através de uma aplicação móvel e um cartão) a partir da qual podem gerir todos os benefícios de forma autónoma.

“Apresentamos um produto automatizado, totalmente digital e flexível que altera totalmente o setor das compensações.”

PME Mag. – Com pouco mais de dois anos de existência da empresa, quais foram os principais desafios encontrados até agora?

B. A. – Somos uma empresa inovadora num mercado muito tradicional. O nosso principal desafio tem sido ganhar a confiança de grandes empresas num curto espaço de tempo. “Aterrámos” num setor que já tinha grandes empresas que ofereciam benefícios e tivemos de trabalhar arduamente para sermos um player neste mercado de gigantes. E, ainda assim, conseguimos fazê-lo, graças ao fantástico trabalho que a nossa equipa tem realizado diariamente. Por outro lado, outro dos objetivos que sempre tivemos em mente é proporcionar um produto que realmente ofereça os benefícios que os colaboradores procuram. Para nós é muito importante que os colaboradores gostem do produto e sintam realmente que ele lhes é útil.

PME Mag. – Como foi a entrada no mercado português?

B. A. – Acabámos de chegar ao mercado português e ainda não podemos fazer nenhum balanço. A expansão para Portugal era algo claro para nós desde o início, pois vemos muitas semelhanças em ambos os países, tanto na área da gestão de benefícios como na mudança das necessidades dos colaboradores. É também importante salientar que estamos a apostar num país no qual vemos muitas sinergias comerciais com Espanha, e também porque muitos dos nossos clientes já nos pediram para operar também aqui.

“A expansão para Portugal era algo claro para nós desde o início, pois vemos muitas semelhanças em ambos os países.”

PME Mag. – Como avalia a adesão de empresas e colaboradores à Cobee?

B. A. – Em Espanha já alcançámos os 70% nas taxas de adesão das equipas dos nossos clientes aos planos de benefícios empresariais que lhes oferecem. Os colaboradores estavam habituados a ter planos de compensação dispersos e, com a Cobee, passaram a usufruir de todos os benefícios num único local. O nosso objetivo é igualar estes resultados em Portugal, apostando nesta nova forma de consumir os benefícios.

PME Mag. – As empresas portuguesas já estão suficientemente preparadas, a nível digital, para aderir a este tipo de projetos?

B. A. – É claro que sim, todas as empresas estão preparadas para inovar. Além disso, realizamos sempre um acompanhamento próximo de todas as empresas, ao longo do processo, para que decorra da forma mais fácil possível para elas. A única coisa de que precisam é vontade de inovar e oferecer novos produtos aos seus colaboradores para aumentar a sua motivação mais do que nunca.

“Realizamos sempre um acompanhamento próximo de todas as empresas, ao longo do processo, para que decorra da forma mais fácil possível para elas.”

PME Mag. – Também há benefícios para os colaboradores da Cobee. Como é o ambiente de trabalho na empresa?

B. A. – O ambiente dentro da equipa da Cobee é ótimo. Todos os nossos colaboradores adoram o produto e acreditam firmemente nesta ideia, o que ajuda muito a mantê-los motivados nas suas respetivas funções. O crescimento da Cobee deve-se a todos eles e à dedicação que todos os dias colocam no seu trabalho, mesmo nas situações mais difíceis, como esta pandemia.

PME Mag. – Planeia contratar mais colaboradores em 2021?

B. A. – Sim, sem dúvida. Em 2020 duplicámos a equipa em plena pandemia, pelo que certamente em 2021 vamos continuar a fazê-la crescer.

PME Mag. – Quais são as perspetivas da Cobee para o próximo ano?

B. A. – Atualmente, estamos focados no bem-estar dos colaboradores e tal passa por acrescentar novos produtos que nos vão pedindo, para melhorar a experiência global que oferecemos. Mas, claro, queremos continuar a crescer como temos feito até agora. De momento estamos centrados a 100% em Portugal e Espanha, mas pretendemos dar continuidade ao nosso processo de expansão para outros países da América do Sul, como o Brasil.