Home / Empresas / TAP reduz prejuízo para 202 milhões no primeiro semestre do ano 
TAP queixas
Foto de arquivo (Foto: Unsplash)

TAP reduz prejuízo para 202 milhões no primeiro semestre do ano 

Por: Eduarda Coelho

A companhia aérea portuguesa TAP registou um prejuízo de 202,1 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, que consiste numa redução de 59% do prejuízo de 493,1 milhões de euros no semestre homólogo. 

A TAP apresentou hoje as contas dos primeiros seis meses de 2022, em nota publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, onde revela que a redução das restrições do período pandémico impulsionou a retoma das atividades aéreas, bem como a recuperação das receitas. 

Entre janeiro e junho deste ano, a TAP transportou 5,823 milhões de passageiros, registando um aumento em 4,502 milhões. 

A companhia, que está em fase de recuperação, apresenta indicadores positivos, com uma melhoria na capacidade de lugares disponíveis por aeronave, número de passageiros e de partidas, com índices a aproximarem-se dos referentes ao período pré-crise, em 2019. 

Com a retoma das atividades, as despesas em combustível, manutenção, custos de tráfego, e outros custos operacionais sofreram um aumento de 73% no primeiro semestre do ano em relação ao semestre homólogo, contabilizando um total de 1316,8 milhões de euros. Por outro lado, os encargos com pessoal registaram uma redução de 7,2% relativamente ao primeiro semestre de 2021, totalizando 187,7 milhões de euros em custos com pessoal.