Terça-feira, Maio 6, 2025
InícioSustentávelProjeto no Porto promove turismo para surdos

Projeto no Porto promove turismo para surdos

A Associação de Surdos do Porto lança hoje um projeto de turismo acessível que se destina à comunidade de pessoas surdas quer em Portugal quer no estrangeiro. O objetivo é fornecer informação a pessoas surdas que viajam para o Porto sobre hotéis, diversão, restaurantes, património e informação sobre onde ir e o que ver.

A promotora do “Hands to Discover” Ana Bela Baltazar explicou em entrevista ao Jornal 2. que “vai haver ajuda on-line em língua gestual portuguesa, francesa e inglesa”, mas também “uma rede de parceiros na área da hotelaria e restauração, mas também de guias turísticos que tiveram formação em língua gestual connosco e acrescentam essa valência aos seus serviços”.

Ana Bela Baltazar explica que o projeto visa também criar uma rede de prestadores de serviços de turismo que recebem formação: “os primeiros parceiros já receberam formação e estão aptos para prestar ajuda”. O projeto que vai estar on-line a partir desta sexta feira que só em Portugal visa mais de 150.000 pessoas.

A “Hands to Discover” pode ainda fornecer interpretes de língua gestual a pedido de um turista, ou um promotor turístico da cidade. “A ideia é tornar o Porto uma cidade inclusiva para todos. Porque promover turismo acessível não se pode limitar ao eliminar das barreiras arquitectónicas. As barreiras linguísticas são ainda mais difíceis e vencer quando não ouvimos”, afirma a intérprete de linguagem gestual.

O turismo acessível constitui uma vantagem competitiva e alarga o campo de potenciais clientes. Estima-se que existam no mundo mais de 42 milhões de pessoas com deficiência auditiva grave.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category