Por: Martim Gaspar
O novo estudo da Boston Consulting Group (BCG), “The Future of Work is More Than Where You Work”, revelou que 94% dos líderes considera ser importante a criação de iniciativas relativamente ao futuro do trabalho, no entanto apenas 20% das organizações considera o futuro do trabalho uma prioridade para o CEO.
O estudo baseou-se num inquérito global realizado a líderes seniores de cerca de 350 empresas de diferentes indústrias, a fim de compreender as preocupações e progressos quanto à questão do futuro do trabalho.
Segundo Debbie Lovich, líder global da BCG para o futuro do trabalho, o estudo consiste em demonstrar “a importância de garantir que as iniciativas relacionadas com o futuro do trabalho estão na agenda do CEO”.
Os resultados do inquérito tornam-no claro: quando estas iniciativas estão na agenda do CEO, as empresas têm cinco vezes mais probabilidades de se tornarem líderes do futuro do trabalho”, acrescenta.
O estudo conclui que quase todos os inquiridos encaram com importância as várias dimensões deste tema, no entanto apenas 20% das organizações assume este tópico como uma prioridade na agenda do CEO. Cerca de 93% dos inquiridos considera a liderança como um aspeto importante para um futuro melhor, 20% verificam melhorias na cultura organizacional e nos comportamentos dos líderes e 15% considera requalificar os gestores para gerir, inspirar e treinar equipas.