O projeto português World Data League é um evento global que vai juntar, durante mais de dois meses, cientistas de dados de todo o mundo com o intuito de encontrar soluções para os Objetivos do Milénio.
O World Data League , projeto sem fins lucrativos, será desenvolvido em parceria com a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, pertencente à NOVA IMS e apoiado pela ScaleUp Porto. A edição deste ano será relativa ao Objetivo 11 das Nações Unidas, que se prende com o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis.
As equipas participantes irão ser confrontadas com desafios específicos e terão acesso a bases de dados reais (de autarquias, empresas e organizações), de forma a desenvolverem soluções no contexto do tema desta edição.
Miguel Neto, subdiretor da NOVA IMS e coordenador do NOVA Cidade, afirma que a gestão de informação e a ciência de dados são vitais para políticas com capacidade de responder aos grandes desafios sociais da atualidade, como a recuperação da pandemia, a emergência climática e a descarbonização. Além disso, o co-fundador do projeto adianta que o mesmo irá tentar tirar partido “do melhor conhecimento disponível para responder às necessidades das pessoas com recurso à ciência dos dados e à inteligência artificial”.
Por seu turno, o co-fundador do World Data League, Rui Mendes, sublinha a recolha de dados chave para os problemas sociais, por parte de entidades governamentais, empresas e ONGs, revelando-se otimista com este novo projeto que é “uma competição internacional que junta as melhores mentes em ciência de dados e inteligência artificial para a resolução de problemas de impacto social”.
De referir que a competição irá ser desenvolvida por fases, com a primeira etapa a decorrer entre os próximos dias 1 de abril e 31 de maio. Os dez finalistas serão anunciados ao longo do mês de junho, com o evento final a ser realizado entre 15 e 17 de julho, no qual todos os finalistas concorrem para resolver um único problema.