Home / MERCADO / Economia / Putin proíbe exportações de produtos e matérias-primas
Putin
Decreto assinado esta terça-feira (Foto: Pixabay)

Putin proíbe exportações de produtos e matérias-primas

Vladimir Putin, presidente da Rússia, assinou, esta terça-feira, um decreto que autoriza o governo russo a proibir exportações de produtos e matérias-primas.

O decreto contém “medidas especiais” para garantir a segurança da Rússia e a “operação ininterrupta da indústria” que vai estar em funcionamento até 31 de dezembro deste ano. Estas proibições não se aplicam a produtos ou matérias-primas exportadas do território russo ou a produtos que sejam importados para a Rússia.

Ao assinar este decreto, o presidente russo garante ao governo “a autoridade para determinar os detalhes da aplicação das medidas planeadas” quer para produtos ou matérias-primas, quer para pessoas físicas ou jurídicas.

Estas medidas especiais foram autorizadas por Vladimir Putin, após o presidente norte-americano, Joe Biden, ter anunciado os obstáculos às importações de petróleo e gás russo para os Estados Unidos.

“Significa que o petróleo russo não será aceite nos portos dos Estados Unidos”, afirmou Joe Biden, dando a entender um aumento das sanções impostas à Rússia para “dar outro forte golpe a Putin”.

Já o primeiro-ministro russo, Alexander Novak, afirmou  que com  a constante imposição de sanções mútuas em matéria de energia “ninguém ganha”, considerando que os políticos europeus, através das suas reivindicações e acusações, estão a obrigar a Rússia a tomar estas medidas de contra ataque.