Home / Empresas / Ambiente / Maioria das organizações podem vir a falhar os objetivos ‘net zero’
net zero
Para alcançarem os objetivos pretendidos é necessários que as empresas dupliquem o ritmo de redução das suas emissões (Fonte: Pexels)

Maioria das organizações podem vir a falhar os objetivos ‘net zero’

Por: Martim Gaspar

Segundo a Accenture, empresa líder em capacidades digitais, cloud e segurança, apesar de mais de um terço das maiores empresas do mundo (34%) estarem já comprometidas com os objetivos net zero, a maioria das empresas (93%) não alcançarão os resultados pretendidos se não duplicarem o ritmo de redução de emissões até 2030.

O estudo Accelerating Global Companies toward Net Zero by 2050 revela que a inflação dos preços da energia e a incerteza do abastecimento são as principais razões para o problema atual e, para as empresas alcançarem os objetivos net zero, é necessário um investimento em medidas de descarbonização, de forma que cada empresa possa gerir eficazmente a sua pegada ecológica.

“Maximizar o valor das tecnologias maduras, como as energias digitais e certas renováveis, ao mesmo tempo que se acelera a implementação de soluções inovadoras como o hidrogénio, será fundamental. Mais importante ainda, alcançar o net zero exigirá transformações urgentes e profundas, uma vez que se trata de incorporar a sustentabilidade em tudo o que as organizações fazem, redefinindo o seu propósito, cultura e modelos de negócio”, refere a consultora em comunicado.

Apesar dos compromissos assumidos, apenas 7% das empresas estão no caminho certo para alcançar os objetivos net zero. Mesmo que as empresas consigam duplicar as suas taxas de emissões até 2030 e depois para o triplo até 2050, 59% das empresas não irão alcançar os objetivos net zero na totalidade. Recorde-se que 2050 é considerado o prazo para evitar os piores impactos das alterações climáticas.