Por: Ana Vieira
A empresa Doutor Finanças, especializada em finanças pessoais e familiares, lançou o Guia do IRS Jovem para dar resposta às dúvidas fiscais desta camada.
Em resposta à PME Magazine, fonte da empresa esclarece que são várias as dúvidas que recebe quando chega o momento dos jovens preencherem o IRS.
As mais frequentes são questões relacionadas com os limites de idade, “se podem continuar a ser ou não dependentes dos pais, caso trabalhem há 2 anos se podem beneficiar e por fim, pessoas que já estiveram no mercado de trabalho e que interromperam a sua atividade e agora ao voltar se podem beneficiar de alguma forma”.
O Guia do IRS Jovem ajuda a perceber como funciona este regime especial de tributação, a quem se destina e qual o seu impacto na carteira dos trabalhadores mais novos.
Criado em 2020, este benefício, que isenta de pagamento de IRS parte ou a totalidade dos rendimentos dos trabalhadores mais jovens, tem sofrido várias alterações ao longo dos últimos anos, o que gera algumas questões sobre o seu funcionamento, aponta o Doutor Finanças.
O período de entrega da declaração de IRS começou no dia 1 de abril e termina a 30 de junho de 2024.