Por: Ana Vieira
A Suffa, empresa portuguesa especializada em design e fabrico de sofás premium, escolheu Joanesburgo, na África do Sul, para abrir a sua primeira loja fora de Portugal.
Em declarações à PME Magazine, André Fernandes, CEO da Suffa, explica que a oportunidade de internacionalizar a rede de lojas surgiu em janeiro de 2023.
“Após uma primeira reunião online foi agendada no mês seguinte uma viagem a África do Sul para conhecer pessoalmente a empresa e o potencial de mercado. A partir daí, foram desenvolvidos os processos habituais deste tipo de negociações e de parcerias de forma a ambas as marcas darem este passo sólido de crescimento e expansão”, explica o CEO.
“Trata-se de uma joint-venture com a Vencasa, retalhista sul-africana especializada em soluções de luxo de colchões e mobiliário de quarto que tem um profundo know-how daquele mercado, no qual está presente há quase 40 anos e onde tem já uma vasta rede de lojas”, acrescenta.
A loja localiza-se na zona de Fourways, próxima de zonas residenciais com elevado poder de compra e de grandes centros comerciais onde se encontram as principais marcas de luxo no país.
“São peças únicas concebidas ao detalhe e nas quais o consumidor faz parte do processo de criação”
Uma localização premium, à medida do posicionamento da empresa com sede e fábrica no concelho de Paredes, como explica André Fernandes. “Os sofás Suffa são sofisticados, minimalistas e caracterizam-se pelo seu design, matérias-primas e tecnologia de topo que garantem conforto, praticidade e mais durabilidade, sem esquecer as necessidades da vida real. São peças únicas concebidas ao detalhe e nas quais o consumidor faz parte do processo de criação”.
Sofás, poltronas, cadeirões, entre outros artigos, com apontamentos tecnológicos como a disponibilização de entradas USB nos sofás, por exemplo.
“Em 2024 lançámos uma rede de lojas próprias”
“Em 2012, na altura em que entrei para a empresa, da qual sou detentor a 100%, iniciei todo o processo de exportação da marca, no segmento B2B. O nosso foco esteve sempre em trabalharmos no sentido de afirmarmos a Suffa como uma referência, não só na produção e fabrico, como na inovação e no desenvolvimento de sofás em conjunto com designers”, explica o CEO à PME Magazine.
Atualmente a Suffa tem mais de 50 colaboradores, uma equipa própria de designers e, entre sofás e cadeirões, vende mais de 10 mil unidades por ano para vários países, com exportações para França, Espanha, Canadá e Israel.
Em 2024 a Suffa lançou uma rede de lojas próprias. A primeira foi em Lisboa, na Rua Castilho, e agora, a segunda na África do Sul.