Por: Denisse Sousa
Criada pela Associação Mutualista a 5 de outubro de 1995, a Fundação Montepio nasce com o intuito de ajudar as organizações da sociedade civil que trabalham no setor social em Portugal. Hoje, é a maior organização para esse fim no país e uma das maiores da Europa. Em entrevista à PME Magazine, Paula Guimarães diretora da Fundação, explica o trabalho e o apoio fundamental que é dado às instituições do terceiro setor.
Com 20 anos de trabalho feito, a Fundação Montepio tem alargado o espetro e apostado naquilo que considera serem respostas inovadoras em setores com pouco apoio público e no domínio da capacitação das organizações, como a economia social.
2017 marca o início do primeiro ano do programa FACES – Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social, uma nova forma de olhar para o paradigma do apoio às instituições. No seu primeiro ano, o programa recebeu 215 candidaturas das quais foram escolhidos 18 projetos que foram objeto de parceria e que terão a duração de cerca de um ano.
Leia a reportagem na íntegra na edição de outubro da PME Magazine.