Por: Djeisibel Lopes
A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP), lança plataforma de Scoring para permitir às pequenas e medias empresas (PME) medirem o grau de maturidade de governance e terem acesso a recomendações de boas práticas para fortalecer a sua estrutura organizacional.
A inovação que facilita a autoavaliação através do website do programa Metamorfose e permite às empresas conhecerem os seus pontos fortes e fracos, compararem a sua avaliação com os resultados de outras empresas semelhantes, e receberem recomendações das áreas mais prioritárias para reforço do governance.
O Scoring pretende tornar-se num modelo de certificação em governance para facilitar o acesso das empresas a melhores condições de financiamento e estabelecer relacionamentos mais sólidos com os clientes e fornecedores.
“Temos de fazer tudo para que as empresas se tornem mais robustas, reforcem as suas equipas e estruturas, façam um benchmarking das melhores práticas e da realidade à sua volta, e possam assim crescer mais rapidamente”, refere António Rios de Amorim, vice-presidente e líder do eixo de atuação Empresas da Associação BRP.
O responsável acrescenta ainda que o Scoring pretende sugerir caminhos de solução e ação aos gestores e empresários e que cabe a cada empresa escolher o melhor percurso face à sua realidade empresarial.
A ferramenta de metamorfose, que integra três pilares práticos e evolutivos, um Guia de Boas Práticas, um Scoring e uma Bolsa de Conselheiros, espera atingir todas as PME portuguesas que, ganhando escala, podem contribuir para o desenvolvimento social do país.