Home / Empresas / Parque Industrial da Autoeuropa pode perder 300 postos de trabalho
palmela Autoeuropa e Cimpor Volkswagen venda de automóveis PME magazine
Foto de arquivo (Foto: Autoeuropa)

Parque Industrial da Autoeuropa pode perder 300 postos de trabalho

Redução nas horas de produção preocupa representantes de empresas do Parque Industrial da Autoeuropa.

 

A redução da Volskwagen(VW) Autoeuropa para um turno diário a partir de setembro e a extinção dos dois dias de paragem pode levar ao corte de 300 postos de trabalho no Parque Industrial de Palmela.

Segundo a edição digital do Diário Económico, os representantes dos trabalhadores do Parque Industrial – Organizações Representativas dos Trabalhadores (ORT) – reuniram-se, na segunda-feira, para perceber o impacto da redução da produção da Autoeuropa nas 13 empresas do Parque Industrial.

”Mais de 300 postos de trabalho podem vir a desaparecer neste complexo industrial”, explica a ORT em comunicado.

Desde o início do ano a produção da Autoeuropa tem vindo a cair – nos primeiros cinco meses do ano a quebra na fábrica de Palmela foi de 21,7% para os 48.474 veículos.

Estima-se, de resto, que as alterações ao funcionamento da VW Autoeuropa resultem numa quebra diária na produção dos atuais 460 veículos para apenas 315.

As ORT pedem, por isso, ao Ministério da Economia e do Trabalho, aos grupos parlamentares e administrações que encontrem soluções que “garantam manter os postos de trabalho quando sabemos que a partir de meados de 2017 todos estes trabalhadores e muitos mais serão necessários neste parque industrial”.

Em causa está o arranque, em 2017, da produção de um novo modelo que irá aumentar o número de trabalhadores e a produção automóvel.