Home / Empresas / Caixa Geral de Depósitos com garantia de mil milhões de euros
Caixa Geral de Depósitos garantia mil milhões
A garantia é sustentada em dois pontos de apoio às empresas (Foto: Pixabay)

Caixa Geral de Depósitos com garantia de mil milhões de euros

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai poder financiar empresas que beneficiem de períodos de carência mais longos, uma vez que assinou uma garantia de mil milhões de euros com o Fundo Europeu de Investimento.

A Caixa Geral de Depósitos assinou uma garantia de mil milhões de euros com o Fundo Europeu de Investimento, permitindo que os empréstimos sejam assegurados por este Fundo em cerca de 70%, com o banco estatal a garantir os restantes 30%.

Esta garantia é um dos primeiros acordos em Portugal englobados no âmbito do Fundo Pan-Europeu de Garantia (FEG), sendo baseado em dois mecanismos. Um dos pontos é relativo a uma garantia de 400 milhões de euros que visa o apoio a PME com necessidade de liquidez e investimentos em regeneração urbana sustentável. O outro ponto irá garantir liquidez às empresas que queiram adaptar os seus modelos de negócio, com uma garantia de 650 milhões de euros.

O presidente executivo do Fundo Europeu de Investimento, Alain Godard, refere que estas garantias à CGD vão proporcionar períodos de carência mais longos às empresas portuguesas, “apoiando as PME que tenham estado particularmente expostas à pandemia Covid-19”.

Por seu turno, Paulo Macedo, presidente executivo da CGD, reitera a importância da renovação e do aumento do investimento em “setores transversais como a digitalização e o investimento ambientalmente responsável”.

Já o responsável pelo Banco Europeu de investimento em Portugal, Ricardo Félix, afirma que as organizações estão a trabalhar no sentido de alargar o financiamento às empresas portuguesas, “proporcionando a liquidez necessária para apoiar a recuperação”, lembrando que “as PME são mais atingidas pela crise económica causada pela pandemia”.