O ano ainda agora começou e já se sente cansado? Gerir um negócio não é fácil, pelo que há algumas técnicas que pode seguir para melhorar a produtividade e tornar a gestão do seu tempo mais eficiente.
A revista brasileira Exame compilou uma série de conselhos com base nas respostas à pergunta: “Quais as melhores estratégias de produtividade para CEO e startups?”.
Veja quais são:
1. Deixe de fazer tudo – não vale a pena tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, algo vai correr mal. Auren Hoffman, CEO da SafeGraph, defende: “Esteja totalmente focado no que está a fazer”. Delegue e foque-se no que é realmente importante;
2. Seja útil à empresa – à medida que o negócio cresce e o CEO vai subindo na hierarquia é importante que pergunte a ele próprio o que pode fazer para continuar a ser útil à empresa. É o que defende Tim Westergren, fundador do serviço de streaming de música Pandora;
3. Diga adeus às distrações… – é fácil ser incomodado pelas distrações que o rodeiam? Comece por desligar as notificações do computador e ponha o telemóvel em modo reunião. Vai ver que será mais fácil manter o foco;
4. … e às reuniões – pense duas vezes antes de marcar uma reunião, pois isso pode significar uma grande perda de tempo e, consequentemente, de produtividade. “Há uma razão para que Warren Buffet tenha pouquíssimas reuniões: elas interrompem, não realizam nada, desperdiçam tempo e são abstratas”, sustenta o blogger de negócios Will Chou;
5. Faça exercício físico – a atividade física vai ajudá-lo a ter energia e a manter-se focado, diz o investidor Kirill Makharinsky;
6. Planeie o seu tempo e priorize – é importante ter controlo absoluto sobre o que faz com o seu tempo. Defina quais as tarefas mais importantes e comece por elas. O calendário do Google pode ser uma boa ajuda, diz o consultor Kavit Haria.
7. Acorde cedo – já diz o ditado que acordar cedo dá saúde, mas não só. Aproveite esse tempo para fazer exercício, ler e responder a emails e inteirar-se das notícias do dia;
8. Escolha aquilo que ouve – o som ambiente é tão fundamental para a nossa concentração como o facto de não termos o telemóvel ou as notificações do computador a distrair-nos. Às vezes, a conversa dos colegas ou o silêncio absoluto podem causar distrações, pelo que é muito importante escolher aquilo que ouve. “O som ambiente errado, o que significa muito alto (como em um escritório aberto) ou muito silencioso (como em casa) faz com que você fique 66% menos produtivo”, defende Stefano Merlo, que criou a Noisli, startup que fornece os mais variados sons para que as pessoas se concentrem.