Por: Miguel Neiva, criador do ColorAdd.
Todos já sabemos que o conceito de RSC (Responsabilidade Social Corporativa) tem sido cada vez mais um fator influenciador no processo de decisão dos consumidores.
Começa a ser exigido às empresa que não comuniquem apenas o que fazem e como o fazem, mas, hoje mais que nunca, que também digam o porquê de o fazer – qual o verdadeiro propósito e causa que representam.
Um paradigma que está, felizmente, a mudar. A mentalidade dos empresários e a estratégia das empresas, com mais ou menos esforço, com mais ou menos investimento, é cada vez mais, genuinamente, sensível e disponível para a criação de impacto.
E é aí que o ColorADD entra como fator inovador e diferenciador.
O ColorADD é uma linguagem única, universal e inclusiva desenvolvida através de símbolos gráficos, e que permite a plena integração social de 350 milhões de pessoas que não conseguem identificar as cores – os daltónicos.
Tem-nos demonstrado a experiência, nas muitas parcerias realizadas com empresas de diversos países e nos mais variados sectores de atividade, que aposta numa solução de co-criação através da integração do ColorADD nos mais diversos produtos e serviços onde a cor é fator determinante de identificação, orientação ou escolha, gera forte impacto social positivo.
Se associarmos a esse impacto, o impacto económico, temos uma solução win-win-win com benefícios claros para todos. Para as empresas, quer pela RSC e retorno económico; para a disseminação global de uma solução universal e para a construção de uma Sociedade mais inclusiva e acessível para Todos.
E é nesse potencial inovador e diferenciador que queremos envolver a empresas, valorizando e potenciando o seu posicionamento num mercado global, tornando-as mais competitivas, com o propósito claro de contribuir para o “bem-comum”, nunca esquecendo o potencial incremento nas vendas.
Muitos são já os exemplos de excelência que temos com empresas nacionais e que demonstram em indicadores quantitativos mas também quantitativos o impacto gerado pela introdução do código ColorADD nos seus produtos. Confesso que não seria justo elencar esta ou aquela empresa.
Opto por partilhar o exemplo da parceria que realizamos com a Mattel, a conhecida gigante multinacional norte americana, líder de mercado no sector, detentora dos direitos sob o jogo UNO, o mais famoso jogo de cartas do mundo. Resultado dessa parceria, foi lançado, em 2017, no mercado americano e no ano seguinte no resto do mundo, uma versão do jogo com a inclusão do ColorADD. Dados fornecidos pela própria marca, apenas no ano de lançamento, para além de grande visibilidade nos media internacionais; de ser falado em 70 canais TV norte-americanos; de um milhão de comentários gerados das redes sociais; de mais de 210 milhões de interações na web… reforçando a notoriedade da marca (já por si, inquestionável) o jogo UNO da Mattel teve um incremento de vendas de 66%…. a prova de que é possível ganhar dinheiro e fazer o “Bem”.
Esse é o exemplo que acreditamos poder ser replicado se o envolvimento da empresas como parte da solução for efetivo… E esse é o desafio que lançamos a todas as PME portuguesas, temos um “produto único e inovador” que queremos, por todos, chegar a todos.
O desafio é grande e a estratégia clara.
Se o mercado é o Mundo, há que começar por algum lugar – Portugal!
Foi essa a nossa opção, com a garantia de um duplo e eficaz sentido positivo. Potenciar as empresas portuguesas a possibilidade de exportar com inovação, diferenciação, deixando uma enorme “pegada social”; por outro lado, permitir-nos testar soluções capazes de escalar com experiências reais e concretas.
De facto, a velocidade com que tudo e todos chegam a qualquer parte do mundo “obriga” a novos processos, métodos e valores. E se “co-criar” for sinónimo de promover o “bem-comum”… aceitemos esse desafio e se o fizermos em conjunto, estou certo, que teremos um mundo mais inclusivo e acessível para Todos…. e, porque não, um mundo melhor!
A cor é para todos!