Home / MERCADO / Congresso da APODEMO discute integração das novas tecnologias nos estudos de mercado
APODEMO
O encontro anual da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião vai trazer uma conversa sobre a temática “Competitive intelligence, data science e metaverso no universo dos estudos de mercado” (Fonte: Pixabay)

Congresso da APODEMO discute integração das novas tecnologias nos estudos de mercado

Por: Marta Godinho 

O Auditório do Hotel de Roma, em Lisboa, no próximo dia 17 de novembro, vai receber o encontro anual da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO) que vai trazer diversos especialistas para integrarem uma conversa sobre a temática “Competitive intelligence, data science e metaverso no universo dos estudos de mercado”.

O evento, que tem início às 9h30, vai abordar temas como a influência que a inteligência artificial e o machine learning já estão a ter neste setor dos estudos de mercado e a forma como estes influenciam as empresas na tomada de decisões.

Vai contar com a presença de António Casanova, CEO da Unilever; Luís Madureira, managing partner da CIO Uberbrands; Ivo Bernardo, partner na DareData Engineering e Luís Bravo Martins, CMO da KIT-AR.

Durante a tarde, vão ser dispostas duas apresentações sobre o “Impacto dos Estudos de Mercado em Tempos de Algoritmos” apresentado por Nuno Teixeira, professor no ISCTE, e “Novos Tempos, Novas Realidades, Desafios Emergentes para os Researchers” apresentado por Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca.

O fecho deste congresso vai ser realizado com uma mesa-redonda para discutir as novas tecnologias no setor, contando com a participação de Isabel Dias, brand and research director na Auchan; Rita Madaleno, strategic marketing specialist na EDP; Ana Oliveira, head of marketing & retail da Samsung; Ricardo Mexia Leitão, diretor de experiência de cliente no Santander; Ana Valentim, costumer experience manager na Sonae Sierra; e Rita Dória, director value chain na Toyota Caetano Portugal.

Luís Duarte, vice-presidente da APODEMO refere que “todos os setores estão a descobrir a utilidade destas novas tecnologias. Os estudos de mercado conviverão com o metaverso, com a data science e com a competitive intelligence. O desafio é saber como será esse convívio”.

“É, cada vez mais, uma parceria entre o ser humano e a tecnologia. A inteligência artificial e o machine learning irão ser cada vez mais úteis para os profissionais de insights”, adianta.

Tudo isto é prova de que Portugal está a evoluir na ótica tecnológica, posicionando-se em décimo lugar nos mercados que mais estão a evoluir na Europa no setor dos estudos de mercado. Contido no relatório da ESOMAR 2022 sobre dados mundiais da indústria de estudos de mercado, este setor cresceu 15% e passou da marca dos 102 mil milhões para 119 mil milhões de dólares.

As inscrições para a participação neste congresso poderão ser realizadas online, sendo sujeitas a um registo prévio.