Home / Destaques / “Adotamos uma abordagem que une tecnologia, negócios e design” – Danilo Santos
Danilo Santos, CEO Europa da Numen
Danilo Santos, CEO Europa da Numen (Fonte Divulgação)

“Adotamos uma abordagem que une tecnologia, negócios e design” – Danilo Santos

Por: Ana Vieira


A Numen, empresa brasileira de consultoria em tecnologia, escolheu Portugal para iniciar a expansão na Europa. Fundada em 2009, e especializada na plataforma SAP, a Numen terminou o ano de 2023 com um volume de negócios na ordem dos 50 milhões de euros.

Em entrevista à PME Magazine, Danilo Santos, CEO Europa da Numen, aponta não só a proximidade cultural entre os dois países, como “um alinhamento na perspetiva de inovação, além de [Portugal] oferecer incentivos ao empreendedorismo tecnológico”.


PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Numen e qual a sua principal área de negócio?
Danilo Santos (D. S.) – A Numen surgiu em 2009, fundada por profissionais com mais de duas décadas de experiência em consultoria SAP. Desta forma, a nossa principal área de negócio é consultoria em tecnologia, com foco em sistemas de gestão empresarial, especialmente na plataforma SAP. A Numen mantém também um relacionamento estreito com outras parceiras tecnológicas como Salesforce, Celonis, Microsoft e AWS.

PME Mag. – Qual é a visão da Numen?
D. S. –
A visão da Numen é aproximar pessoas e tecnologia para alavancar negócios. Adotamos uma abordagem que une tecnologia, negócios e design, com o objetivo de otimizar a utilização de informações nas empresas para gerar mais valor. Procuramos simplificar o acesso aos dados, extrair significado das informações, otimizar processos e reduzir desperdícios nas operações dos clientes. Além disso, o nosso ambiente de trabalho é centrado na colaboração e amizade entre as pessoas, porque acreditamos que juntos somos melhores. A nossa cultura “OneNumen” enfatiza valores como respeito, confiança, humildade, excelência e compromisso com o sucesso do cliente.

PME Mag. – Depois de se estabelecer no Brasil e Estados Unidos da América, a Numen avança agora para a Europa, começando por Portugal. Porquê esta escolha?
D. S. – A escolha de Portugal como ponto de partida para a expansão na Europa foi motivada por diversos fatores. Portugal apresenta um alinhamento na perspetiva de inovação, além de oferecer incentivos ao empreendedorismo tecnológico. Além disso, a proximidade cultural com o Brasil facilita a adaptação e a comunicação entre as equipas. Adicionalmente, a localização estratégica de Portugal na Europa permite à Numen aproveitar a proximidade geográfica e o fuso-horário para atender melhor os nossos clientes europeus.

PME Mag. – Quais as principais dificuldades e facilidades sentidas na implementação das operações no nosso país?
D. S. –
Os primeiros desafios que tivemos foram mais burocráticos para operacionalizar a empresa, mas acredito que a maior dificuldade está relacionada a gerar credibilidade e confiança num novo mercado, onde ainda não somos conhecidos.

No entanto, como vantagens, encontramos um alto nível de qualificação de talentos, boas universidades, o acesso a incentivos governamentais para inovação, e como já mencionei, uma localização estratégica que facilita o acesso ao mercado europeu.


PME Mag. – Estão a reforçar a equipa em Portugal?
D. S. – O foco inicial está no reforço do departamento comercial, mas o nosso objetivo é expandir a equipa para outras áreas. Atualmente já contamos com uma dezena de colaboradores no mercado português e planeamos realizar mais contratações, especialmente de perfis técnicos, à medida que sejam desenvolvidos novos projetos.