Home / Empresas / Corteva e CAP lançam a 3.ª edição do TalentA 
TalentA
O TalentA é dedicado a todas as mulheres com projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (Foto: Pexels)

Corteva e CAP lançam a 3.ª edição do TalentA 

Por: Eduarda Coelho

A empresa agrícola Corteva e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), lançam a 3.ª edição do programa TalentA em Portugal. A iniciativa tem como objetivo a capacitação das mulheres em meio rural de referência no setor agroalimentar a partir de financiamento e formação para desenvolverem os seus projetos.  

O programa está aberto para todas as mulheres com projetos em fase inicial, de planeamento ou já implementados em ambientes rurais que pretendem dar início a uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm. Estes projetos devem ser desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (exceto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica).  

Nesta 3.ª edição em Portugal, três empreendedoras serão premiadas com formação, visibilidade e aconselhamento técnico, enquanto a vencedora irá receber um apoio financeiro de cinco mil euros para investir no seu projeto. As vencedoras serão anunciadas dia 8 de março de 2023. 

“Esta é uma iniciativa chave para a Corteva que demonstra a nossa intenção de apoiar o setor e de promover a diversidade e a igualdade dentro dele”, afirma a vice-presidente da Unidade de Negócios Corteva Agriscience para o Sul da Europa, Clara Serrano, em comunicado enviado às redações. 

O TalentA é dedicado a todas as mulheres com projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (exceto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projetos em fase inicial, de planeamento ou já implementados, mas que pretendem melhorar o negócio que já têm. 

Lançado em 2019, o programa recebeu mais de 800 candidaturas de todos os países onde está presente, demonstrando a necessidade de defender a importância da mulher no meio rural “numa altura em que o setor enfrenta tantos desafios”, destaca Luís Mira, secretário-geral da CAP. 

Apenas em Portugal, mais de 140 mulheres empresárias em regiões rurais candidataram-se a esta iniciativa nas edições anteriores.  

As candidaturas estarão abertas de 1 de Novembro de 2022 a 31 de Janeiro de 2023.