Por: Martim Gaspar
A Outcomm é um negócio de marketing e publicidade que trabalha dentro das empresas/agências portuguesas de forma a criar uma estratégia de comunicação aliada à criatividade através do diagnóstico e a comunicação das suas marcas. Em entrevista à PME, Jaime Faria Fernandes e Francisco Ortigão Costa, os fundadores da Outcomm, falam-nos sobre a criação deste projeto, a consistência e desenvolvimento do seu trabalho e os planos para o futuro.
PME Magazine (PME Mag.) – Porquê a pandemia para começarem este projeto?
Jaime Faria Fernandes e Francisco Ortigão Costa (J. F. F. / F. O. C.) – A ideia de criar um projeto diferenciador na área de marketing e publicidade já vinha de trás, sendo que já tínhamos tido diversas conversas sobre o que, na nossa opinião, estava ainda em falta no mercado. A pandemia, com toda a mudança que trouxe às nossas vidas, acabou por dar o empurrão necessário para apostarmos num negócio que acreditamos ajudar ainda mais as empresas portuguesas a comunicar. Numa altura em que parecia que o mundo se estava a fechar, era preciso fazer exatamente o contrário – continuar a comunicar!
PME Mag. – No que consiste o vosso trabalho?
J. F. F. / F. O. C. – O nosso trabalho consiste em sermos o parceiro das PMEs em tudo o que esteja relacionado com o diagnóstico e a comunicação das suas marcas. Com os nossos anos de experiência tanto em departamentos de marketing, como de agências de publicidade, design, digitais, de ativação e até de relações públicas queremos apoiar as empresas portuguesas tornando-as mais relevantes, com marcas mais fortes e com maior impacto junto dos seus targets, e da forma mais simples e fluída possível, para as organizações. Existimos para simplificar e para libertar tempo para que a empresa se foque na sua estratégia e nos seus objetivos de negócio.
PME Mag. – Como foi o crescimento durante a pandemia?
J. F. F. / F. O. C. – O nosso objetivo, durante a pandemia, era crescer de forma sustentada e com um grande foco em nós mesmos, já que trazemos ao mercado um novo conceito e o mais importante, naquele momento, era que o mesmo estivesse o mais aperfeiçoado e coerente possível. Não quisemos dar “passos maiores que a perna” e, por isso, expusemo-nos muito pouco. No entanto, o primeiro grande desafio da Outcomm surgiu pouco depois da sua criação: em 2020 quando fomos responsáveis pelo lançamento do Nasaleze, um novo produto da farmacêutica Ferraz Lynce. Entrámos como uma extensão do departamento de marketing da farmacêutica e gerimos o lançamento deste produto de forma 360º. Desenhámos a estratégia de comunicação, desenvolvemos as criatividades e a campanha digital, encontrámos e gerimos a relação com parceiros estratégicos de meios e relações públicas e, por fim, entregámos um report detalhado do projeto. Pouco depois começámos também a colaborar, de forma ativa e regular, com o departamento de marketing da Leroy Merlin, fazendo parte da equipa que geriu a abertura e remodelação de lojas e apoiando a transformação e abertura de mais de 15 lojas durante mais de um ano. Outros pedidos foram também surgindo como uma campanha digital para o Banco Finantia e o desenvolvimento de três marcas que serão divulgadas em breve, onde tivemos à nossa responsabilidade o desenvolvimento do naming, posicionamento, website, gestão de redes sociais, marketing digital, evento interno e, brevemente, o lançamento oficial nos meios de comunicação.
PME Mag. – O que significa serem o novo “one-stop shop” da comunicação?
J. F. F. / F. O. C. – Significa sermos o único parceiro que qualquer empresa precisará para gerir/co-gerir a sua marca na vertente de marketing e publicidade. Não queremos que uma empresa tenha de ir para o mercado procurar uma agência de publicidade, uma agência de meios, uma de marketing digital, uma de relações públicas e mais algum consultor de marketing que a ajude no desenvolvimento do seu plano de marketing ou comunicação. Basta falarem com a Outcomm. Deste relacionamento sabemos que as marcas serão as maiores beneficiadas não só porque será muito menos time consuming para elas, como será uma garantia que tudo o que for feito será com muito maior coerência e consistência e com um valor também mais competitivo. Temos mais de 16 anos de marketing e publicidade onde tivemos a oportunidade de trabalhar com os maiores players do mercado e com uma enorme diversidade de marcas, targets e budgets. Queremos, agora, colocar esse conhecimento ao alcance de qualquer empresa.
PME Mag. – Quais os planos para o futuro?
J. F. F. / F. O. C. – Para o futuro queremos continuar a crescer de forma sustentada e ponderada. Perspetivamos, também, crescer internamente de forma a oferecer aos clientes uma equipa mais robusta em todas as vertentes da comunicação, sendo cada vez mais uma solução integrada para as empresas portuguesas.