A EY Portugal lançou o Guia de Investimento em Timor-Leste, um documento preparado em colaboração com a TradeInvest, Agência de Promoção de Investimento de Timor-Leste, no âmbito de um Memorando de Entendimento assinado em 2016 com o Ministro de Estado e Coordenador dos Assuntos Económicos de Timor-Leste, Dr. Estanislau Silva.
Timor-Leste, que recuperou a sua soberania em 2002, conseguiu ao longo dos últimos 15 anos um percurso notável de recuperação da sua infraestrutura económica e de melhoria das condições de vida da sua população. O Plano Estratégico 2011-2030 aspira a um modelo de desenvolvimento económico baseado na diversificação da economia, reduzindo a dependência do petróleo como fonte de receitas e promovendo o desenvolvimento de atividades que promovam o aproveitamento económico dos recursos naturais do País. Para este efeito será essencial melhorar a atratividade do País para investimento estrangeiro.
Com este Guia de Investimento, a EY procurou dar resposta a empresas globais que procuram novas localizações de investimento e que podem encontrar em Timor-Leste uma opção interessante para acesso aos mercados do Sudeste Asiático ou da Lusofonia.