Home / MERCADO / Economia / Frente Comum anuncia greve da administração pública
Administração Pública
Greve dos Sindicados da Administração Pública (Foto: Pexels)

Frente Comum anuncia greve da administração pública

Esta sexta-feira realiza-se um protesto contra a atualização salarial de 0,9%, anunciou o líder da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, que não saiu satisfeito da reunião ocorrida na quarta-feira com a ministra da Administração Púlica.

O Governo afirmou avançar com a atualização salarial de 0,9% para todos os trabalhadores da Administração Pública, valor que é insuficiente do ponto de vista da Frente Comum.

“Uma coisa é certa: dia 12 será uma grande greve da administração pública”, afirmou o dirigente sindical.

Sebastião Santana queixou-se na falta de reposta aos problemas da administração pública, assim como os salários, atualização do subsídio de alimentação, contagem de tempos de serviço de algumas carreiras, dos precários ou revisões do sistema de avaliação de desempenho (SIADAP).

Em 2021, registaram-se aumentos de 20 euros na remuneração base da função pública, com o objetivo de igualar ao salário mínimo nacional, e em dez euros para os salários que se situavam já entre os 665 e os 791,91 euros. Só em 2020 é que houve registo de aumentos para todos os trabalhadores, de 0,3%, em linha com a inflação. A reunião entre o Governo e os sindicatos da Administração Pública está agendada para dia 15 deste mês.