Home / Empresas / Metade dos portugueses quer reduzir gastos neste Natal
portugueses gastam menos no natal 2020
Natal (Fonte Pixabay)

Metade dos portugueses quer reduzir gastos neste Natal

Por: Redação


Num contexto de incerteza, os portugueses decidiram adiar os planos para o Natal, de acordo com um inquérito da Netsonda.

Enquanto em 2022 61% já estava a planear as compras de Natal no início de novembro, em 2023 apenas 34% já tinha começado a planear nesta altura, deixando a decisão do que comprar para mais tarde.

Há ainda 5% dos portugueses que consideram só fazer as compras depois do Natal para aproveitar os saldos e 4% dizem mesmo que não vão fazer compras Natalícias este ano.

A intenção de reduzir custos durante a época festiva é expressiva junto a mais de metade da população. Aqueles que pretendem reduzir os gastos, querem gastar menos principalmente em presentes (88%), seguidos de jantares de Natal com amigos/ empresa (46%) e decorações de Natal (44%). Em 2023 há uma maior vontade de reduzir os gastos com os jantares de Natal com amigos/empresa (+5 pp), ceia de Natal/ refeições (+5 pp), e principalmente com deslocações/estadias (+7 pp), do que em 2022.

Em 2023 o preço é o fator que mais vai influenciar a escolha dos presentes contrastando com o fator mais importante em 2022 “comprar algo que sei que a pessoa vai gostar muito”, que este ano passa para 2º lugar. Este aspeto desce ao nível da importância na escolha dos presentes, assim como o estar à venda num sítio conveniente ou ser algo diferenciador.

Ao comparar com o ano passado, 34% pretende efetivamente reduzir o número de presentes que vai oferecer e 51% pretende gastar menos dinheiro nos mesmos. Neste estudo da Netsonda, os inquiridos revelaram a intenção de comprar, em média, cerca de 8 presentes de Natal e gastar cerca de 218€ no total de presentes.

O estudo “Compras de Natal dos portugueses em 2023” foi realizado junto de uma amostra de 1000 inquiridos representativos da população portuguesa entre os 18 e os 65 anos.