Sábado, Novembro 30, 2024
InícioInternacionalG20 quer que Acordo de Paris “entre rapidamente em vigor”

G20 quer que Acordo de Paris “entre rapidamente em vigor”

Os países membros do G20 concordaram em realizar esforços para que o Acordo de Paris contra alterações climáticas (COP21) “entre rapidamente em vigor e seja implementado”, anunciou o presidente chinês, Xi Jinping, no encerramento da cimeira.

O Acordo de Paris deverá substituir o atual Protocolo de Quioto a partir de 2020, no entanto, a sua entrada em vigor está dependente do apoio de pelo menos 55 países, que representem 55% das emissões de gases com efeito de estufa.

Na véspera da cimeira do G20, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou-se “otimista”, sobre a possibilidade de o acordo se tornar vinculativo ainda em 2016. François Hollande, presidente francês, um dos principais impulsionadores do COP21, afirmou que o seu principal objetivo é “fazer com que [o acordo] seja ratificado o mais rapidamente possível”. Já o presidente do Brasil, Michel Temer, confirmou em Hangzhou que formalizará brevemente o compromisso.

Xi Jinping apontou que o acordo, que mereceu o apoio das principais economias desenvolvidas e emergentes, é um sinal de que o “G20 pertence não só aos países-membros, mas a todo o planeta”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category