Por: Martim Gaspar
O governo anunciou, hoje, um apoio de 57,1 milhões de euros destinados aos setores agrícola e alimentar para fazer face ao impacto da guerra na Ucrânia.
O apoio total será dividido pelo setor de culturas arvenses, hortícolas, pomares, vinha e olival que receberá 26,1 milhões de euros, setor de bovinos de carne que contará com 16 milhões de euros, setor de ovinos ou caprinos que irá receber 10 milhões de euros e, por fim, os setores da horto frutícola dos cereais, que receberão quatro milhões e um milhão de euros, respetivamente.
O novo apoio foi criado por regulamento comunitário, a fim de prestar ajuda a agricultores e PME do setor agrícola e alimentar, que tenham sentido repercussões graves do impacto da guerra na Ucrânia.
Segundo o regulamento de junho, “o apoio concedido pelos Estados-Membros deve contribuir para a segurança alimentar ou para corrigir os desequilíbrios do mercado e apoiar os agricultores ou as PME que se dediquem a uma ou mais das seguintes atividades que prossigam esses objetivos”.