Por: Fábio Jesuino, CEO da 3WX – Digital Creative Agency
Era uma vez uma empresa de consultoria política, a Cambridge Analytica, que analisava dados para criar estratégias de comunicação políticas, usando aplicações através do Facebook para recolher dados dos utilizadores.
Muito se fala desta empresa britânica, mas poucos pormenores são conhecidos. Criada em 2013, tinha como objetivo principal o mercado norte-americano, onde participou em várias campanhas eleitorais, principalmente ligadas ao partido republicano.
Um dos principais investidores era o milionário Robert Mercer, financiador da campanha de Donald Trump. Tudo começou com uma denúncia de um antigo funcionário da Cambridge Analytica, Christopher Wylie, aos jornais The New York Times e The Observer, que posteriormente realizaram uma investigação que veio a descobrir uma série de factos de manipulação da opinião pública através da recolha ilegal de dados, através de aplicações do Facebook, sobre comportamento de um grande número de pessoas.
A investigação foi divulgada a 17 de março e comprovou a utilização indevida de dados de mais de 50 milhões de utilizadores para ajudar na campanha do agora presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump nas eleições de 2016. Foram, também, divulgados vários episódios pelo canal televisivo britânico Channel 4 do trabalho de investigação, no qual aparecem vários executivos da Cambridge Analytica a confirmarem a utilização de vários tipos de práticas ilegais.
Leia o artigo na íntegra na edição de julho da PME Magazine.