Home / MERCADO / Economia / Importações superam exportações nos primeiros seis meses de 2018
carga movimentada importações exportação exportar pme magazine
Foto de arquivo

Importações superam exportações nos primeiros seis meses de 2018

As importações subiram 8,8% no primeiro semestre do ano, mais do que os 6,6% das exportações, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apesar do aumento das importações, este foi menos do que os 14,3% registados nos primeiros seis meses do ano passado.

Já as exportações tinham subido 12,2% no primeiro semestre do ano passado.

Segundo o INE, as importações dispararam, 18,1% no mês de junho, na sequência do “significativo aumento” da compra de combustíveis e lubrificantes a países fora da União Europeia. Já as exportações aumentaram 8,6% em junho.

Ao cabo dos primeiros seis meses do ano, o défice da balança comercial foi de 1.682 milhões de euros, mais 641 milhões de euros face a junho de 2017.

“Excluindo os Combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 999 milhões de euros, correspondente a um aumento do défice de 231 milhões de euros em relação a junho de 2017”, refere o INE.

Quanto às exportações, o INE refere que os combustíveis e lubrificantes foram os bens que mais se exportaram (36,9%), seguindo-se o material de transporte (26,2%). Contudo, refere ainda os “sucessivos decréscimos” de vendas para Angola, “que em termos acumulados correspondem a uma diminuição de 15,5% no 1.º semestre de 2018”.