Por: Marta Godinho
A empresa de serviços de banca de retalho, pagamentos e compras a nível global, Klarna, anunciou hoje em Portugal, e noutras 44 regiões, a expansão da sua plataforma de conteúdos para ajudar as marcas a encontrarem criadores de conteúdo mais adequados e com proposta de mensagens instantâneas, ofertas e definição de comissões.
Esta plataforma consegue analisar, em tempo real, as métricas de desempenho, o que permite às marcas envolverem-se de forma mais eficaz com os seus públicos-alvo, obtendo fortes retornos nas parcerias com influenciadores. Ademais, possibilita que criadores de conteúdo/influenciadores passem a maximizar os seus ganhos e a fornecer recomendações de produtos mais relevantes junto dos seus seguidores.
Com este novo lançamento, a empresa junta-se agora à economia de marketing de influência. Este mercado está avaliado em 16 mil milhões de dólares com 450 mil parceiros de retalho um pouco por todo o mundo. A empresa gera 600 milhões de leads por ano para os seus parceiros de retalho a nível global.
Esta plataforma de criadores foi originalmente lançada nos Estados Unidos da América em outubro deste ano e já se encontra disponível em todas as 45 regiões em que a Klarna está inserida, tornando-se uma empresa com um motor de crescimento das empresas de retalho no centro do ecossistema de compras.
Tudo isto veio potenciar o papel dos criadores de se envolverem mais autenticamente nas compras online e a ajudar os consumidores a descobrir novas marcas e produtos.
Contudo, existem ainda algumas dificuldades nas marcas de retalho em encontrar criadores com o perfil procurado, a medir o seu envolvimento com o seu público-alvo e a equilibrar a administração de um negócio em expansão com a criação de conteúdos exclusivos num mercado lotado. Ambas não são problema para a Klarna que conecta as marcas e influenciadores na mesma plataforma.
Desta forma, tanto as marcas como os influenciadores podem acompanhar o seu desempenho (e o dos outros) em tempo real, incluindo tráfego, vendas, taxas de conversão e muito mais, tudo segmentado por criador, canal e produto. As marcas envolvidas afirmam que as vendas de colaborações com influenciadores triplicou e que se registou uma redução de 80% no tempo gasto com a gestão de parcerias com criadores.
“Ao fornecer acesso a parcerias afiliadas, campanhas de marca e ativações de ofertas com as principais marcas do mundo, a Klarna capacita os criadores a monetizarem a sua influência em escala e a voltar a sua atenção para a produção de conteúdo de qualidade. Ao mesmo tempo, a Klarna ajuda as marcas a eliminarem as suposições das colaborações com influenciadores, identificando quais são os talentos que se encaixam na sua marca e quais são os canais que geram os melhores resultados”, afirma Martin Landen, fundador da APPRL e Head of Social Shopping da Klarna.