Home / MERCADO / Economia / Informa D&B expõe tendência de crescimento nos Corretores de Seguros
Foto: Distribuição

Informa D&B expõe tendência de crescimento nos Corretores de Seguros

Por: Mariana Barros Cardoso

A atuar em Portugal há mais de 110 anos, a empresa que lidera a oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial, Informa D&B, publica estudo que expõe a tendência de crescimento da faturação dos Corretores de Seguros. A acompanhar a evolução do país e a forma de fazer negócios em Portugal, a Informa D&B desenvolveu ferramentas e análises bastante inovadoras e tecnologicamente avançadas.

Num estudo feito relativamente à evolução do mercado, concluiu-se que as remunerações dos corretores de seguros em 2017 estavam num valor de 114 milhões de euros, num suposto crescimento de 12,9% em relação a 2016 – sendo que, no que respeita à penetração dos corretores no mercado de seguros houve uma quantidade percentual de 8,5 à semelhança de 2016.  Ainda em 2017, o volume de prémios mediado pelos corretores foi de cerca de 12,9% conseguindo superar os 883 milhões do ano 2008. 83% destes prémios correspondem a seguros não vida, quota sobre o volume quase total dos prémios, e, em contrapartida, os seguros de vida causam uma redução de 2%.

O que aconteceu não foi exceção, uma vez que, em 2018 a taxa chegou aos 5,3% até 120 milhões.

A Informa D&B continua a proporcionar informação de grande relevância e mantém a confiança que desde sempre conquistou para a fundamentação das decisões de negócio nas empresas.  A nível percentual, a Informa D&B em Portugal, é utilizada por 95% de instituições bancárias, 45% de grandes empresas e 21% de PME, considerando-se geograficamente, existe uma concentração de corretores em Lisboa na ordem dos 48% e cerca de 18 empresas do distrito do Porto.

O número de corretores, em Portugal, era, em 2014 – 61, em 2016 67 e em 2017 um total de 69, onde predominam as empresas de pequena dimensão em que 60% conta com um quadro de pessoal até 10 empregados. Apenas 19% das empresas tem mais de 30 trabalhadores.

Mais de 450 mil utilizadores consultam, todos os anos, cerca de três milhões de relatórios sobre empresas através da Informa D&B.