Home / Empresas / Laboratórios Germano de Sousa alvo de ataque informático
laboratórios germano de sousa
Laboratórios Germano de Sousa atacados por piratas informáticos (Foto: Pexels)

Laboratórios Germano de Sousa alvo de ataque informático

Os Laboratórios Germano de Sousa foram alvo, esta quinta-feira, de um ataque informático, atingindo principalmente a Grande Lisboa e a região sul, com falhas no sistema de comunicações entre os postos de colheita e os diversos laboratórios.

Em declarações ao semanário Expresso, Germano de Sousa, o fundador da rede de laboratórios, confirma que deu conta do ataque quando os postos de colheita deram o alerta para a perda de comunicação. Acrescentou, ainda, que as comunicações da rede deverão ser repostas até ao final do dia.

“É possível que se verifiquem atrasos nos resultados das análises”, disse.

Germano de Sousa esclareceu que a base de dados dos clientes não foi afetada, e, portanto, não foram expostas informações clínicas dos utentes.

A hipótese que se coloca é que o ataque informático é do tipo ransomware (um pedido de resgate). O fundador esclareceu que os laboratórios estão em funcionamento e que as marcações vão ser garantidas e que apenas as ligações à CUF e a outros hospitais estão em standby por questões de segurança.

José Germano de Sousa afirma ainda que tem sido feito um investimento significativo na cibersegurança e que os laboratórios estão prontos para responder a este ataque.