Home / Empresas / Cânhamor lança Guia de Cultivo de Cânhamo
Canhamor
A empresa utiliza o cânhamo como matéria-prima pela sua capacidade sequestradora de carbono (Fonte Divulgação)

Cânhamor lança Guia de Cultivo de Cânhamo

Por: Ana Vieira

 

Com o objetivo de aumentar a quantidade de agricultores a cultivar cânhamo, a Cânhamor reuniu um Guia de Cultivo de Cânhamo 2024, anunciou a empresa portuguesa.

Um guia que promete desmistificar a utilização da matéria prima no setor da construção e comprovar todos os seus benefícios.

“Acreditamos que o conhecimento compartilhado vai contribuir, significativamente, para o crescimento sustentável e bem-sucedido da indústria”, explica Elad Kaspin, diretor da Cânhamor, em comunicado.

Dividido em capítulos – desde a preparação do solo à colheita e pós colheita – o manual técnico reúne boas práticas e técnicas de cultivo mais sustentáveis.

Recorde-se que em agosto de 2020, o governo aprovou nova regulamentação para o cultivo de cânhamo, justificada com a “crescente procura de produtos à base de cânhamo, destinados ao uso industrial, e considerando também a elevada potencialidade agrícola desta cultura no nosso país”.


Ourique vai receber fábrica revolucionária para produção de blocos de cânhamo

No último trimestre do ano vai nascer uma nova unidade fabril da Cânhamor, num investimento de 15 milhões de euros, a “única fábrica do mundo a controlar todo o processo produtivo – desde a matéria prima até ao fabrico e venda do produto final”, permitindo aumentar 30 a 50 vezes mais a produção.

Criada em 2021, a Cânhamor é a primeira empresa transformadora de cânhamo em Portugal que apresenta uma solução 100% ecológica para a construção civil: os ECOblocos, uma alternativa ao material utilizado na construção convencional.