O Lidl anunciou que até ao final de 2021 vai eliminar os microplásticos dos produtos de cosmética e higiene pessoal da sua marca própria.
O Lidl torna-se, assim, na primeira empresa do setor de retalho alimentar a comprometer-se com a eliminação dos microplásticos dos cosméticos da sua marca, “desde que a eliminação dos polímeros sintéticos não resulte em nenhuma limitação significativa no desempenho e/ou na segurança do produto”, explica a empresa, em comunicado.
O Lidl pretende eliminar partículas de plástico com efeito abrasivo e uma dimensão inferior a cinco milímetros, tendo em consideração os materiais poliamida (PA), polietileno (PE), polietileno tereftalato (PET), poliéster (PES), poliimida (PI), polipropileno (PP) e poliuretano (PUR).
Apesar de a utilização de microplásticos em produtos de cosmética e higiene pessoal não estar proibida a nível comunitário, a empresa “encontra-se já, em estreita cooperação com os fornecedores, à procura de um substituto adequado para os restantes polímeros sintéticos”, afirma a cadeia, acrescentando que “as substâncias alternativas devem ser primeiro analisadas e avaliadas, relativamente a vários fatores complexos, como a segurança, a compatibilidade ambiental, a eficácia e a exequibilidade tecnológica”.
O Lidl comprometeu-se a reduzir em 20% a utilização de plástico até 2025, estando a implementar medidas que permitam a redução de consumo do plástico, trabalhando desde 2015 sobre o tema, e tendo já, ao longo dos últimos anos, levado a cabo várias iniciativas que permitiram esta redução.