Segunda-feira, Maio 5, 2025
InícioCarreirasMais inclusão no trabalho. Ordem dos Psicólogos faz recomendações para combater desigualdades

Mais inclusão no trabalho. Ordem dos Psicólogos faz recomendações para combater desigualdades

Por: Redação

 

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançou no Dia Internacional do Trabalhador o novo Policy Brief intitulado “Diversidade e Inclusão nos Locais de Trabalho”, documento que explica o impacto positivo da diversidade nas organizações.

Em comunicado, a OPP afirma que “num mercado de trabalho global e em constante transformação, a diversidade e a inclusão não são apenas imperativos éticos, mas trazem vantagens para as organizações”.

A OPP aponta que a “produtividade”, o “desempenho financeiro”, a “retenção de talento” e a “inovação” são retornos que as empresas podem adquirir ao investirem na diversidade.

Contudo, a entidade explica que, apesar das vantagens, os dados revelam desigualdades significativas.


52% das pessoas com deficiência já se sentiu discriminada no trabalho

As estatísticas europeias apresentadas em comunicado pela Ordem dos Psicólogos mostram que “menos de 29% das pessoas com autismo se encontram empregadas, comparativamente a 48,1% das pessoas com deficiência e a 73,9% da população geral”.

Além disso, segundo a Comissão Europeia, 52% das pessoas com deficiência afirmam já ter sido discriminadas no contexto profissional.

Já em Portugal, em 2021, a taxa de empregabilidade de pessoas com deficiência era 16,2% inferior à média nacional e a taxa de desemprego da população migrante (11,9%) foi quase o dobro da registada entre portugueses (6,6%).

Por fim, a OPP apresenta sete recomendações de práticas para promover a diversidade e inclusão nas organizações, “promover literacia sobre diversidade e inclusão”, “definir práticas inclusivas de recrutamento”, “integrar as necessidades dos trabalhadores”, “flexibilizar a organização do trabalho”, “criar condições de trabalho adaptadas”, “fomentar um clima organizacional inclusivo” e “promover práticas de liderança inclusivas”.

 

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category