Home / Sociedade / Marcelo vence em todos os concelhos
marcelo rebelo de sousa fim estado de emergência
(Foto: Presidência da República)

Marcelo vence em todos os concelhos

Por: Maria Inês Jorge

Reeleito Presidente da República este domingo, Marcelo Rebelo de Sousa venceu em todos os concelhos do país. Ana Gomes foi a mulher mais votada na história das eleições presidenciais.

Marcelo Rebelo de Sousa foi, este domingo, reeleito Presidente da República com uma percentagem na ordem dos 60,7%, o que corresponde a mais de 2,51 milhões de votos.

Esta foi a primeira vez que um candidato presidencial vence as eleições em todos os concelhos do país, batendo o recorde de Mário Soares em 1991, com apenas nove concelhos perdidos naquele ano.

De acordo com a plataforma de estatística EyeData, disponibilizada gratuitamente pela Agência Lusa, o Presidente reeleito obteve uma melhor prestação eleitoral nos concelhos com maior número de infetados com Covid-19 e nas zonas com maior área florestal ardida.

A análise dos resultados indica que, a nível económico, foi nos concelhos com valores de produtividade das empresas 19,5% abaixo da média nacional que o Presidente conseguiu mais votos.

O mesmo aconteceu nas zonas em que a disparidade salarial média mensal entre níveis de habilitação e entre profissões é menor, com 21,46% e 28,28% locais face a 26,15% e 34,72% da média nacional, respetivamente.

Ana Gomes é a primeira mulher em segundo lugar

Já a diplomata Ana Gomes conquistou mais de 12,9% dos votos, o que corresponde a 536.236 votos, tornando-se na mulher mais votada de sempre na história das eleições presidenciais em Portugal e na primeira a ocupar o segundo lugar da tabela.

Note-se que a primeira mulher candidata à Presidência da República foi Maria de Lurdes Pintassilgo, em 1986, tendo arrecadado apenas 7,38% dos votos, o que equivale a quase 419 mil votos.

Só em 2016 voltaria a haver mulheres candidatas ao cargo, nas pessoas de Marisa Matias e Maria de Belém, que conquistaram o terceiro e quarto lugar, respetivamente.