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O sistema de cashback têm-se revelado eficaz em incentivar os clientes a realizar compras recorrentes (Fonte: Freepik)

Estudo revela motivo do aumento de 83,5% nos gastos dos consumidores

Por: Djeisibel Lopes

Segundo o estudo realizado pela Izio&Co, que contou com 1,4 milhões de clientes de 20 empresas do setor de atacado, mostrou a influência significativa do sistema de cashback nos hábitos de consumo, o que resultou num aumento médio de 83,5% nos gastos.

O relatório revela um acréscimo de 17,6% no valor médio das compras quando o sistema é introduzido nos hábitos de consumo. A diferença percentual entre as despesas dos consumidores, que aproveitavam o cashback, em comparação com os que não o faziam, variou entre os 60% e os 120%, uma disparidade atribuída principalmente à maior frequência de compras.

O estudo demonstrou também que mais de um milhão de consumidores, após terem recebido cashback pela primeira vez em janeiro deste ano, já teria realizado compras nas lojas em momentos anteriores. Quanto ao gasto médio por pessoa, após receberem os benefícios do cashback, houve um aumento de 31,5%.

A possibilidade de receber um retorno financeiro após a aquisição de produtos ou serviços cria um senso de gratificação imediata, incentivando os consumidores a gastar mais”, explica Rafael Scodelario, CEO da Escodelar Inteligência Imobiliária, quanto à eficácia da estratégia de cashback na condução dos comportamentos de compra.

Além deste sistema, o especialista destaca ainda outras estratégias que também se revelam eficazes em incentivar os clientes a realizar compras recorrentes, desde programas de fidelidade, brindes ou acesso antecipado a produtos à personalização das ofertas e à criação de experiências de compra memoráveis para manter os clientes fiéis à marca.