Já são conhecidos os projetos selecionados para a fase de incubação, formação e aceleração do Montepio SocialTech, o recém-lançado programa da Caixa Económica Montepio Geral no âmbito do empreendedorismo e inovação social.
O Montepio SocialTech identifica projetos focados em áreas diversas como a saúde, a educação, o ambiente, entre outros. Os projetos eleitos iniciam agora a sua preparação de 12 semanas para o demo day e sessão de pitch a investidores.
Os projetos selecionados com base no nível de compromisso da equipa, no conhecimento técnico e no potencial de geração de receitas e de impacto social são:
- SimVitae – plataforma online de apoio aos cuidados continuados, nomeadamente através da capacitação dos cuidadores informais;
- Cura – Aplicação móvel que quer facilitar o acesso de migrantes à saúde, através da assistência por médicos voluntários credenciados;
- Couch – plataforma online de apoio psicológico / consultas;
- EcoRefurb – projeto de recondicionamento e diminuição do desperdício gerado pelos materiais eletrónicos;
- Escolas Spot – Jogo educativo que promove a diminuição do insucesso e abandono escolar;
- Aid Hound – Software que promove a eficiência das operações e partilha de dados das entidades da economia social;
- Polis – Aplicação móvel que pretende aproximar os políticos dos cidadãos, com um foco nos millenials;
- Estúdio de Impacto – Desenvolvimento de soluções de comunicação “chave-na-mão” para as entidades da economia social;
- Food Central Market – Plataforma que pretende promover os produtos regionais na área de “Food / kitchen / table”, provenientes de Artesões, Associações e Cooperativas
- Sustainable Urban Farm – Aproveitamento e dinamização de zonas urbanas usando sistemas de cultivo agrícola sustentável (hidroponia)
Além do objetivo principal de lançar as bases para o contacto entre projetos e investidores, o Montepio SocialTech atribuirá ainda um prémio monetário de 10.000 euros, concedido pela CEMG, a quem apresente o melhor pitch. Também a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, parceira do programa, atribuirá uma menção honrosa no valor de 3.500 euros.
Recorde-se que os parceiros da CEMG no Montepio SocialTech são o Laboratório de Investimento Social (LIS), que irá implementar a sua metodologia de aceleração de projetos de inovação social, o IES – Social Business School, que dará formação especializada às equipas, e o Impact Hub, espaço onde serão incubados os projetos selecionados. E conta ainda com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Católica Lisbon School of Business and Economics, da Universidade do Porto, da Deloitte Portugal e da Microsoft Portugal.