Home / Empresas / Morreu Manuel Ramirez, dono das conservas Ramirez
Ramirez
Manuel Ramirez introduziu as latas com argola de abertura fácil (Foto: Ramirez)

Morreu Manuel Ramirez, dono das conservas Ramirez

O dono da conserveira Ramirez, Manuel Guerreiro Ramirez, morreu, esta terça-feira, aos 80 anos. Manuel Ramirez estava hospitalizado desde o final de 2021. O funeral está marcado para as 15 horas de quarta-feira na Igreja de Nossa Senhora da Boavista – Foco, no Porto.

Bisneto do fundador da Ramirez que criou a empresa em 1853, adaptou a conserveira aos tempos modernos introduzindo as latas com argola de abertura fácil que rapidamente foram implementadas mundialmente. Em 2015, inaugurou a nova unidade industrial da empresa em Matosinhos, onde o seu pai tinha, na década de 40, estabelecido a principal fábrica da família.

Manuel Ramirez foi também presidente da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) na qual sempre defendeu a venda direta do peixe às fábricas. Exerceu ainda o cargo de diretor da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), na qual desenvolveu o Código de Boas Práticas Comerciais, e foi, ainda, diretor da Associação Comercial de Lisboa.

Com 15 anos, Manuel Ramirez já tinha conhecimento do funcionamento da empresa e das suas várias áreas de atividade, como referiu o antigo dono das conservas Ramirez numa entrevista recente: “O ambiente e cada pormenor vivido, desde o denominado ‘bosque’ (atuns de 200 quilogramas pendurados no teto da fábrica e que faziam lembrar árvores), aos misteriosos livros dos mestres conserveiros, passando pelas latas de dez quilogramas.”