Sábado, Novembro 23, 2024
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“Procuramos assegurar a diversidade e inclusão como parte da nossa cultura” – Maria Vilhena

Por: Rafaela Silva

De modo a promover o Mês da Diversidade Europeia 2021 dentro da organização, a Nestlé adotou várias atividades para serem desenvolvidas com os seus colaboradores. Para além disso, a preocupação para com a garantia de diversidade e inclusão é uma realidade e necessidade chave da empresa.

A empresa transnacional suíça, Nestlé, com uma das sedes em Portugal desde 1923, tem como missão não só promover a saúde e bem-estar dos seus clientes, como também “melhorar as condições de vida de 30 milhões de pessoas em comunidades” e, até 2030 “atingir zero impacto ambiental nas operações”.

Em entrevista à PME Magazine, a diretora de Recursos Humanos da Nestlé, Maria do Rosário Vilhena, confidencia o que é colocado em prática na empresa para promover a inclusão e diversidade, assim como a necessidade de desenvolver oportunidades iguais para os seus funcionários.

PME Magazine (PME Mag. ) – De acordo com o Mês da Diversidade Europeia 2021, quais são as práticas que a Nestlé está a adotar para a promoção do mesmo dentro da organização?

Maria do Rosário Vilhena (M. R. V. ) – Há vários anos que a Nestlé tem vindo a promover a diversidade e inclusão, mas penso que os nossos números falam por si: em 2020 a Nestlé gerou 385 oportunidades de emprego e a equipa da Nestlé Portugal conta agora com um total de 2311 colaboradores de 43 nacionalidades, uma diversidade de culturas que em muito tem contribuído para consolidar o nosso posicionamento como fonte de talento digital. A Nestlé atingiu, em 2020, a paridade de género, tendo, atualmente, 50% de colaboradores mulheres e 50% homens. Neste parâmetro, a nível de cargos de chefia, 51% são desempenhados por mulheres e em todos os níveis da organização. A Nestlé pratica uma política de não discriminação salarial, não tendo assim nenhum gender pay gap. Ao nível da inclusão de pessoas portadoras de deficiência, a Nestlé emprega vinte pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60% e reafirma o seu compromisso de continuar a promover e a intensificar as oportunidades de recrutamento de pessoas com deficiência. A própria transformação da nossa sede reflete este mesmo approach de inclusão e integração, ao assegurar que transformamos o espaço por forma a dar resposta às mais diferentes necessidades dos nossos colaboradores, proporcionando inúmeros e distintos espaços, a serem utilizados de acordo com as respetivas necessidades e condicionalismos (e.g. espaço infantil, sala de amamentação, sala de oração, etc.).

PME Mag.  – Em que medida considera que a diversidade pode ser uma mais-valia para a empresa? Que benefícios, valores e qualidades traz para o ambiente de trabalho e, claro, para os produtos da marca?

M. R. V.  – Os ganhos que retiramos é uma empresa coesa e com espírito de equipa onde os colaboradores se sentem bem e reconhecidos pelo seu valor e talento. Os valores da Nestlé baseiam-se no respeito pela própria empresa, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro. Não é por acaso que a Nestlé Portugal conquistou o pódio no estudo anual RepScore Pulse, divulgado pela On Strategy, tendo sido considerada a empresa com melhor “Ambiente de Trabalho” em Portugal. Neste inquérito, a Nestlé foi avaliada em atributos como: “recompensa os colaboradores de forma adequada”, “garante a igualdade de oportunidades”, “garante a diversidade”, “promoção do bem-estar” e do “emprego a longo prazo”. As boas práticas desenvolvidas pela empresa em todos estes parâmetros são um orgulho para a Nestlé e um reconhecimento pelo investimento constante em Recursos Humanos, adotando práticas inovadoras. Além, naturalmente, de todos os benefícios em sede de negócio; está mais do que provado por inúmeros estudos internacionais, que organizações diversas e inclusivas são mais rentáveis, inovadoras e disruptivas. Em paralelo, é uma dimensão essencial na nossa value proposition enquanto empregador, e que é extremamente valorizada pelos candidatos e demais stakeholders.

Os valores da Nestlé baseiam-se no respeito pela própria empresa, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro.

PME Mag.  – Sendo que ainda existem empresas europeias que discriminam pessoas pelo género, idade, etnia, etc., quais são os fatores, no momento do recrutamento, que considera serem essenciais para contrariar e colmatar a discriminação?

M. R. V.  – No caso da Nestlé, procuramos assegurar que a diversidade e inclusão são parte integrante da nossa cultura e da forma como trabalhamos, o que envolve proporcionar um local e ambiente de trabalho que valoriza as diferenças de cada colaborador, e que inova na forma como dá resposta às necessidades dos nossos variados clientes e consumidores em todas as geografias em que estamos presentes. Asseguramos oportunidades iguais para todos, ao longo de todo o ciclo de vida do colaborador, começando desde logo no recrutamento. Não toleramos quaisquer formas de assédio e/ou discriminação, tratando todos com dignidade, respeito e protegendo a sua privacidade, independentemente da raça, etnia, género, nacionalidade, religião, identidade de género e orientação sexual. Procuramos criar um ambiente de trabalho em que todos se sintam seguros para se exprimirem livremente. Ter um ambiente inclusivo fortalece-nos e promove todos os dias o nosso propósito e os nossos valores enraizados no respeito. Para tanto, trabalhamos com os nossos Line Managers, promovendo a consciencialização sobre o valor da diversidade e inclusão, sobre a necessidade de estarmos atentos aos unsconcious bias por forma a garantir que estes não nos condicionam nas nossas ações. Também aqui, o ponto de partida são nossos valores enquanto organização, que atua baseada no respeito pelos outros, pela diversidade e pelo futuro.

PME Mag.  – Qual acha que foi o passo mais importante da Nestlé para se afirmar como uma empresa que “abre portas” à diversidade e que promove a inclusão?

M. R. V.  – Os valores da Nestlé baseiam-se no respeito pela própria empresa, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro, sendo que a aposta na Diversidade e Inclusão é parte integrante da sua cultura. Para reforçar estes valores, em Portugal, somos signatários do Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género, promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, e é membro-fundador do Fórum iGen – Fórum de Organizações para a Igualdade – que incorpora os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego. Em 2020, assinamos a Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia e da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão que descreve medidas concretas para promoção da diversidade e igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

Procuramos criar um ambiente de trabalho em que todos se sintam seguros para se exprimirem livremente.

PME Mag.  –  Neste sentido, que atividades promove (e/ou já promovia antes do Mês da Diversidade) a Nestlé para garantir que se adotem medidas inclusivas?

M. R. V.  – A Nestlé assegura oportunidades iguais para todos, ao longo de todo o ciclo de vida do colaborador, começando desde logo no recrutamento. Promovemos com regularidade sessões com as equipas de liderança da empresa com o objetivo de criar consciência sobre a inclusão, realizando também formações relativas a preconceitos inconscientes, bem como seminários e fóruns de discussão sobre temas relevantes como gestão do stress, resiliência e apoio na área da saúde mental. Outros exemplos concretos de como promovemos a inclusão é providenciarmos aos nossos colaboradores nas nossas instalações espaços como salas de amamentação, um espaço onde as crianças possam estar durante algum tempo se necessário acompanhadas pelos pais, bem como flexibilidade de formas e horário de trabalho para que possam conciliar a sua vida profissional e pessoal. Alavancamos ainda inúmeras ferramentas de análise estatística e reporting, para seguimento de diferentes pontos/aspetos nesta área tão relevante. Concretamente com foco no gender balance, procedemos regularmente a análises para validar que não temos qualquer “gender pay gap”. Em Portugal, entre as 43 nacionalidades diferentes que operam em áreas de apoio internacional a outras subsidiárias da Nestlé um pouco por todo o mundo, contamos com colegas da Argélia, de Angola, da Áustria, do Brasil, de Cabo Verde, da Colômbia, da Croácia, da Dinamarca, do Egito, da Eslovénia, de Espanha, das Filipinas, da Finlândia, da Holanda, da Hungria, da Índia, de Itália, da Lituânia, da Rússia, entre outras. É esta diversidade cultural que ajuda a empresa a ter uma mentalidade e uma abordagem correta no mercado. Isto significa aceitar os outros como membros iguais de uma equipa e estar consciente dos preconceitos inconscientes, que são estereótipos sociais criados sobre certos grupos de pessoas. Todos temos preconceitos inconscientes sobre vários grupos sociais e de identidade, com base nas nossas experiências de educação e de vida. Na Nestlé, realizamos workshops que aumentam a consciencialização sobre este tipo de preconceitos e sobre como minimizá-los e torná-los mais inclusivos, procurando encontrar semelhanças, sendo mais curioso do que certo, e em fazer perguntas em vez de assumir factos. Como uma empresa global e multicultural é importante entendermos bem as diferentes dimensões da cultura e como nos adaptarmos a elas para melhor trabalharmos juntos como equipa. No que se refere à inclusão de pessoas com deficiência, a Nestlé tem desenvolvido várias ações de modo a acelerar o processo de recrutamento de pessoas com diversos graus de incapacidade, desde logo através dos nossos programas de estágio. A nível externo, a empresa mantém um contacto regular com várias associações que apoiam pessoas com deficiência, por forma a compreender as necessidades destes colaboradores e quais as adaptações necessárias a fazer nos seus postos de trabalho. A Nestlé está também presente nas diversas feiras de recrutamento que abordam especificamente as questões sobre o recrutamento de pessoas com deficiência e já estabeleceu parcerias com associações que apoiam estas pessoas, criando um processo para partilha de oportunidades de recrutamento com estas associações.

Como uma empresa global e multicultural, é importante entendermos bem as diferentes dimensões da cultura e como nos adaptarmos a elas para melhor trabalharmos juntos como equipa.

PME Mag.  – Sabemos que irão realizar um webinar interno sobre este tema – Diversidade e Inclusão. Qual é o maior ensinamento que pretendem passar aos vossos funcionários?

M. R. V.  – Sim, o evento irá realizar-se no próximo dia 21 de maio (Dia Mundial para a Diversidade Cultural), entre as 11:00h e as 12:00h, com foco na Diversidade Cultural. Com este evento, pretendemos fomentar a partilha de experiências diversas de trabalho internacional, partilhar os principais desafios e/ou barreiras culturais enfrentados – individualmente e/ou como gestor de pessoas, reforçar os benefícios e/ou oportunidades da diversidade cultural para cada colaborador, para as equipas e para uma empresa presente em diversos países e continentes e evidenciar a importância da inteligência cultural para o trabalho colaborativo.

PME Mag.  – De futuro, o que é que a Nestlé pretende continuar a fazer para promover a Diversidade e Inclusão no local de trabalho?

M. R. V.  – No nosso país, temos vindo progressivamente a progredir nesta área, concretamente no que concerne à regulamentação, promoção e proteção do emprego, mas também socialmente. Temos ainda, contudo, um grande caminho a percorrer, concretamente no que diz respeito à integração de pessoas com deficiência e educação da população em geral sobre o tema. A questão do gender balance é particularmente preocupante, considerando a forma como a pandemia impactou as famílias e em concreto as mulheres; não podemos esquecer ainda a questão da desigualdade económica e social, o acesso à educação e saúde, também eles fatores de discriminação. Na Nestlé vamos continuar a apostar na diversidade e inclusão como parte integrante da nossa cultura. Vamos continuar a assegurar que são parte integrante da forma como trabalhamos, o que envolve proporcionar um local e ambiente de trabalho que valoriza as diferenças de cada colaborador, e que inova na forma como dá resposta às necessidades dos nossos variados clientes e consumidores em todas as geografias em que estamos presentes. Vamos procurar continuar a criar um ambiente de trabalho em que todos se sintam seguros para se exprimirem livremente. Ter um ambiente inclusivo fortalece-nos e promove todos os dias o nosso propósito e os nossos valores enraizados no respeito.

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