Por: Filipa Ribeiro
A Saint-Gobain Portugal S.A., em conjunto com o Instituto da Construção da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, está a participar num projeto inovador de impressão 3D para a indústria da construção.
O estudo tem como objetivo o desenvolvimento de argamassas para impressão 3D, com capacidade para imprimir modelos construtivos à escala real, visando a sustentabilidade no comportamento térmico e na reabilitação dos edifícios.
“A impressão 3D está a revolucionar diversos campos, como o da construção, ao garantir empreendimentos mais rápidos, competitivos economicamente, sem desperdício de materiais e com menores emissões de carbono. Acima de tudo, simboliza o avanço na industrialização do setor”, explica José Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal.
A aquisição de uma impressora, com capacidade para elementos com um volume 3x3x6m3, assegura que soluções construtivas em 3D possam ser testadas no âmbito da utilização da tecnologia de fabrico aditivado na construção. Todos os testes estão a ser realizados com argamassas Weber 3D 160-1, como referência para desenvolvimentos futuros.
Para o projeto, o Departamento de Engenharia Civil da FEUP contribui com o seu know-how e recursos humanos, o que facilita uma significativa melhoria no setor da construção, por via de uma estreita colaboração com a indústria.
Associadas a este projeto de impressão 3D, estão ainda a concurso duas teses que serão premiadas pela Saint-Gobain como “melhor tese de mestrado” e “melhor tese de doutoramento”.