Home / Opinião / Observatório Português de Gestão de Projetos: sinergias entre academia, ONGs e indústria
Carolina Santos
Carolina Santos, professora auxiliar convidada da Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade Nova de Lisboa (Fonte Divulgação)

Observatório Português de Gestão de Projetos: sinergias entre academia, ONGs e indústria

Por: Carolina Santos, professora auxiliar convidada da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa


“A crescente projetificação da sociedade e necessidade de transformação digital das organizações tem implicações diretas na governação da saúde em Portugal e no Mundo. A definição da estrutura e funcionamento dos sistemas de saúde, a resposta às necessidades dos clientes e a inovação nos modelos de negócio e nas modalidades de prestação de serviços, têm impacto nos resultados em saúde e qualidade de vida das pessoas que importam serem analisados”.

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) integra o Observatório Nacional de Gestão de Projetos (ONGP), uma plataforma de criação, agregação e partilha de conhecimento científico da Gestão de Projetos, que pretende contribuir para a melhoria das boas práticas dos profissionais e das organizações em Portugal.

Enquadrada nas atividades da terceira missão da ENSP NOVA, a adesão ao ONGP, criado pela Associação Portuguesa de Gestão de Projetos (APOGEP), traduz o compromisso da Escola com a realização de estudos e prestação de serviços relevantes à comunidade, o desenvolvimento de projetos colaborativos com vários setores da sociedade, a discussão de temas para trabalhos de campo e investigação orientados aos desafios da Gestão e a criação de condições para o desenvolvimento de consórcios, com vista à captação de financiamento competitivo em linhas nacionais e internacionais.

Segundo Carolina Santos e Teresa Magalhães, investigadoras da ENSP NOVA, esta cooperação institucional representa um contributo para o avanço do conhecimento em Gestão de Projetos e para o desenvolvimento de produtos e soluções neste espaço de colaboração entre a academia, organismos governamentais, ONGs e indústria.

“A crescente projetificação da sociedade e necessidade de transformação digital das organizações tem implicações diretas na governação da saúde em Portugal e no Mundo. A definição da estrutura e funcionamento dos sistemas de saúde, a resposta às necessidades dos clientes e a inovação nos modelos de negócio e nas modalidades de prestação de serviços, têm impacto nos resultados em saúde e qualidade de vida das pessoas que importam serem analisados”, referem as investigadoras.

A participação ativa nas atividades do Observatório e a realização de estudos – como o Relatório Anual da Gestão de Projetos em Portugal – estimula a criação e disseminação de conhecimento, e reforça as missões da Escola: realizar investigação e garantir um ensino de qualidade em Gestão da Saúde e Gestão de Projetos.

Além da participação neste estudo estratégico a nível nacional, a Escola está a colaborar com a APOGEP em eventos que estimulam a partilha do conhecimento e a reflexão abrangente e crítica sobre temas estratégicos para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.

O Congresso Internacional “APOGEP: 30 Anos de Projetos Rumo à Sustentabilidade”, que decorre nos dias 15 e 16 de junho, tem como propósito facilitar a conexão entre especialistas, investigadores, estudantes, empreendedores, empresários e investidores, em torno dos desafios da gestão de projetos.
Os participantes terão a oportunidade de receber insights valiosos de Mladen Vukomanovic, da International Project Management Association, Alexandre Lourenço da Unidade Local de Saúde Coimbra, Rita Veloso da Unidade Local de Saúde Santo António, Sónia Dias da ENSP NOVA, Ana Rita Constante da start-up ebreathie, Elvira Fortunato da FCT NOVA, Mário Parra da Silva da United Nations Association – Portugal, Nicos Kourounakis, Co-autor da metodologia PM2, entre outras personalidades de renome internacional, em breve a anunciar pela organização.



Parceria PME Magazine/ENSP-NOVA
Este artigo faz parte de uma parceria editorial estabelecida entre a PME Magazine e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA).