Domingo, Julho 27, 2025
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Estado demora em média 73 dias a pagar a empresas

Por: Redação


Os prazos médios de pagamento do setor público agravaram-se em 2025, atingindo os 73 dias, o que representa um aumento face aos 68 dias registados em 2024, de acordo com o mais recente relatório da European Payment Report (EPR), elaborado pela Intrum.

De acordo com o relatório, o atraso crescente nos pagamentos está a criar dificuldades para as empresas fornecedoras, que dependem desses valores para manter a sua gestão financeira equilibrada.

Entre os setores mais impactados destaca-se o do Transportes & Logística, que enfrenta desafios acrescidos devido ao agravamento dos prazos de pagamento. Em contraste, setores como Hotelaria & Lazer, Serviços Empresariais e Imobiliário apresentaram melhorias significativas, com reduções nos tempos de recebimento.

O setor da Construção, embora continue com prazos de pagamento superiores à média nacional (78 dias), foi aquele que registou a melhoria mais expressiva. Comparando com os 123 dias registados em 2024, o setor conseguiu reduzir os atrasos em 36,9%, o que representa um progresso significativo na pontualidade dos pagamentos públicos.

Entre os setores com prazos dentro ou abaixo da média, Seguros, Tecnologia e Energia/Utilities registaram aumentos significativos, evidenciando um agravamento da pontualidade do Estado, mesmo em áreas historicamente mais regulares.

 

Apenas em 2020 se registaram resultados piores do que os de 2025

Segundo o EPR 2025 Portugal, apenas em 2020, ano marcado pela pandemia, se registaram resultados piores do que os de 2025, quando o Estado demorava, em média, 76 dias a efetuar os pagamentos, ligeiramente acima dos 73 dias verificados atualmente.

“O agravamento dos prazos médios de pagamento no setor público é um sinal preocupante que impacta diretamente a saúde financeira das empresas fornecedoras, sobretudo as PME, que enfrentam dificuldades acrescidas para manter a sua liquidez e capacidade operacional”, comentou Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum.

Doutor Finanças expande operações para Espanha

Por: Redação


O Doutor Finanças, uma fintech portuguesa focada em finanças, vai expandir-se para Espanha.

De acordo com um comunicado de imprensa, a iniciativa surge após um aumento de 40% na receita em Portugal no ano de 2024. A empresa identifica em Espanha um mercado com grande potencial e características próprias, onde pretende repetir os resultados conquistados em Portugal.

Para liderar a operação em Espanha, que está programada para iniciar no segundo semestre de 2025, foi nomeado Luis García, com mais de dez anos de experiência na empresa Visa.

O objetivo da fintech em terras espanholas passa por apoiar as famílias a fazer escolhas financeiras mais informadas fortalecendo seu compromisso com o bem-estar financeiro.

A expansão será feita com base na experiência consolidada em Portugal.

“Queremos estabelecer uma presença sólida e diferenciadora no mercado espanhol, contribuindo de forma significativa para transformar a forma como as famílias lidam com o seu dinheiro, replicando o impacto positivo e a confiança que já conquistámos em Portugal”, afirmou Vanda de Jesus, co-CEO do Doutor Finanças.

Recorde-se que no início deste ano a empresa anunciou alterações na liderança com o fundador e CEO Rui Bairrada a assumir agora o cargo de Chairman, numa opção estratégica a pensar na internacionalização.

A presença digital das PME: o que funciona (mesmo) e como começar hoje

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Por: Marco Gouveia, CEO da Escola Marketing Digital 


Já não é novidade para ninguém: quem não está no digital está a perder terreno. Não obstante, para as pequenas e médias empresas, a grande dúvida continua a ser como marcar presença sem perder tempo, dinheiro ou sanidade.

Neste artigo, partilho aquilo que realmente faz a diferença, com base em mais de 20 anos de experiência a trabalhar com grandes marcas… e muitas PME também.


Presença digital: não é “estar por estar”

Antes de falarmos em ferramentas ou estratégias, há uma pergunta que se deve fazer: Porque queremos estar no digital?

Se a resposta for “porque os outros estão”, temos um desafio. A presença digital tem de estar alinhada com os objetivos de negócio. Vender mais, captar leads qualificadas, recrutar talento, aumentar notoriedade, tudo isso exige abordagens diferentes.


Equipa própria ou agência?

Esta pergunta surge sempre. E a resposta é: depende.

  • Se a empresa está numa fase inicial e o orçamento é curto, pode começar com uma equipa interna pequena e formação bem direcionada (recomendo a Escola Marketing Digital para formações de empresas totalmente personalizadas).

  • Se precisa de resultados rápidos, pode compensar externalizar a operação com uma agência (mas muita atenção à escolha!).

  • O ideal para grande parte das PME? Um modelo híbrido. Após vários anos a acompanhar centenas de clientes empresariais na minha consultora de marketing digital, concluo que ter know-how dentro de portas, mesmo que se contrate uma agência, é o que gera os melhores resultados a longo prazo. As empresas que mais crescem no digital são precisamente aquelas que apostam em capacitar as suas equipas, mesmo quando têm parceiros externos.


Pago ou orgânico?

Mais uma vez… varia. Deixo aqui a regra de ouro:

O conteúdo orgânico constrói marca e confiança.

O conteúdo pago gera alcance e conversão mais imediata.

Se tiver de escolher apenas um, vá para o orgânico. É o que constrói autoridade e resultados consistentes a longo prazo. Mas faça-o com estratégia: conteúdo útil, consistência, otimização e autenticidade. O pago pode acelerar, mas o orgânico é o que te sustenta.

Agora, se puder fazer os dois, melhor ainda. O ideal é combinar orgânico e pago de forma estratégica. Juntos, funcionam como um motor equilibrado para o crescimento digital.

Ferramentas que recomendo a qualquer PME

Hoje, com inteligência artificial, qualquer PME pode ser mais produtiva e competitiva. Eis algumas ferramentas que podem (e devem) usar:

  • ChatGPT – para brainstorms, ideias de conteúdo e apoio à escrita.
  • Metricool – para gestão e agendamento de redes sociais.
  • Canva Pro – para criar imagens profissionais mesmo sem ser designer.
  • Google Ads e Meta Ads – para campanhas pagas segmentadas com precisão.
  • Clipwise – para criar vídeos com IA (sem precisar de saber editar ou gravar).


O “segredo”? Foco e consistência

Não tente estar em todo o lado. Escolha 2 ou 3 canais que façam sentido para o seu público-alvo e seja consistente.

Um bom website com SEO, uma presença consistente no Instagram e uma newsletter bem pensada valem mais do que tentar fazer tudo ao mesmo tempo e desistir ao fim de um mês.


Conclusão

O digital não é um bicho de sete cabeças, só que exige método, estratégia e vontade de aprender (e testar). Portugal tem PME incríveis. E se há algo que o digital permite, é jogar em campo internacional com ferramentas acessíveis. Não é preciso fazer tudo, é preciso fazer bem aquilo que se decide fazer. E se precisar de ajuda? É para isso que cá estamos.

 

“Os EUA já eram o nosso maior mercado mesmo antes de termos uma presença formal no país” – Air Apps

Por: Helena Schlindwein e Ana Vieira

Criar aplicações simples, úteis e acessíveis para milhões de utilizadores em todo o mundo é a missão da Air Apps, uma startup tecnológica com ADN português que ruma agora para os Estados Unidos da América.

Fundada em 2018, em Lisboa, por Filipe Ferreira e Janina Ferreira, a empresa soma já mais de 100 milhões de downloads, mais de 30 apps lançadas, com soluções para facilitar o dia a dia: diários digitais, organizadores de finanças, livros para colorir ou localizadores de dispositivos. 

Em entrevista à PME Magazine, Filipe Ferreira fala sobre o percurso da Air Apps, o modelo de subscrição, os desafios da internacionalização e os planos de expansão.

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Air Apps?
Filipe Ferreira (F. F.) –  A Air Apps foi fundada em Portugal por Filipe Ferreira e Janina Ferreira com a missão de simplificar tarefas do quotidiano através de soluções tecnológicas acessíveis, intuitivas e eficientes. Inspirados pela ideia de criar aplicações que, tal como o ar, são discretas, mas indispensáveis, os fundadores desenvolveram um portefólio de apps que ajudam milhões de pessoas em todo o mundo a resolver necessidades práticas do dia a dia. Com mais de 100 milhões de downloads e 30 aplicações lançadas, a Air Apps tornou-se uma referência global no desenvolvimento de apps móveis.

PME Mag. – Quais são os principais diferenciais dos aplicativos desenvolvidos pela Air Apps em comparação com os aplicativos nativos, como por exemplo: Journal Air e o Journal da Apple, Hello AI e o ChatGPT, Weather Air – Live Forecast e o app Tempo da Apple?
F. F. – As principais diferenças das aplicações desenvolvidas pela Air Apps, em comparação com apps nativas como o Journal da Apple, o ChatGPT ou o app Tempo, passam sobretudo por uma abordagem centrada na simplicidade, acessibilidade e integração natural no quotidiano dos utilizadores.

“As apps da Air Apps são desenhadas para serem multiplataforma, leves e fáceis de usar, independentemente do nível de literacia digital do utilizador”.

Enquanto muitas aplicações nativas estão profundamente integradas em ecossistemas fechados e podem ser mais complexas ou menos intuitivas, as apps da Air Apps são desenhadas para serem multiplataforma, leves e fáceis de usar, independentemente do nível de literacia digital do utilizador. São pensadas para responder a necessidades reais de forma direta: por exemplo, o Journal Air oferece uma experiência de escrita pessoal descomplicada, o Hello AI proporciona interações com inteligência artificial de forma prática e personalizada, e o Weather Air apresenta previsões meteorológicas com uma interface clara e sem ruído.  Podemos também destacar o Find Air que, além de localizar dispositivos perdidos como auscultadores, também mostra os níveis de bateria dos mesmos e o QR Code Reader que permite a digitalização em lote de códigos de barras.

A Air Apps aposta ainda na integração de todas estas ferramentas através de uma única subscrição – a Air Apps One – que permite aos utilizadores aceder a todo o seu ecossistema com conveniência, acompanhando diferentes momentos do dia, desde a organização pessoal ao trabalho, saúde e bem-estar.

PME Mag. – Quais são os principais objetivos estratégicos da Air Apps com a abertura do novo hub em São Francisco?
F. F. –  A abertura do hub da Air Apps em São Francisco tem como principal objetivo reforçar a presença da empresa no seu maior mercado, os Estados Unidos, e aproximar-se de parceiros estratégicos como a Apple e a Google, no coração do ecossistema tecnológico global. O novo espaço servirá como base para equipas de marketing, planeamento e parcerias, além de promover eventos e momentos de cocriação. Este hub irá colaborar estreitamente com o Air Hub em Portugal, que continua em expansão, refletindo a estratégia da Air Apps de crescer globalmente com forte ligação a polos locais de inovação.

PME Mag. – Quais foram os principais desafios enfrentados durante o processo de internacionalização?
F. F. – Para nós, os Estados Unidos já eram o nosso maior mercado mesmo antes de termos uma presença formal no país. Por isso, o desafio não foi “entrar” para conquistar novos clientes, mas sim dar um passo em frente e reforçar o nosso compromisso com eles.

Tivemos de ultrapassar barreiras de fuso horário entre os EUA e Portugal, estabelecer parcerias locais mais sólidas, garantir o cumprimento das exigências legais e de compliance, recrutar talento local adequado e, inclusive, escolher a melhor localização para o nosso hub — de forma a estarmos mais próximos de parceiros como a Apple e a Google. Em resumo, o nosso desafio foi passar de simplesmente ter muitos utilizadores nos EUA para conseguir apoiá-los verdadeiramente como uma empresa local.

PME Mag. – Que tipo de colaborações locais a Air Apps pretende estabelecer no ecossistema de São Francisco?
F. F. – A Air Apps quer aproveitar ao máximo a presença em São Francisco para criar ligações estratégicas com o coração da tecnologia global. Pretendemos colaborar de forma próxima com parceiros fundamentais como a Apple e a Google, para acompanhar de perto as melhores práticas, garantir compatibilidade e inovação contínua nos nossos produtos.

“Queremos construir uma rede sólida de colaborações que nos permita evoluir mais rápido”.

Outro objetivo importante é aproximar-nos da comunidade local de talento para enriquecer a nossa equipa com perspetivas diversas e locais. Em suma, queremos construir uma rede sólida de colaborações que nos permita evoluir mais rápido, manter um produto de excelência e estar sempre próximos das tendências e necessidades dos nossos utilizadores.

PME Mag. – Existem planos concretos para novos hubs em outros mercados estratégicos?
F. F. – O plano, neste momento, é solidificar nossa presença em Lisboa e São Francisco. Em Lisboa, estamos dobrando o tamanho do nosso hub atual, garantindo um ambiente mais confortável e colaborativo à medida que a equipa aumenta gradualmente sua presença e o trabalho no local. Essa expansão reforça o nosso compromisso em oferecer as condições certas para um trabalho produtivo e para o crescimento da equipa.

Já em São Francisco, ainda estamos nos primeiros passos, com muitas parcerias e contratações a consolidar. Apenas após esse trabalho é que estaremos prontos para direcionar o foco para o nosso terceiro hub, no Porto.

SHARKCODERS, a escola que ensina crianças e jovens a criar tecnologia

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Empresa:
SHARKCODERS
Lema: Geniuses of Tomorrow


 

 

  • A SHARKCODERS Geniuses of Tomorrow nasceu da vontade de capacitar crianças e jovens para criarem tecnologia, em vez de apenas a consumirem.

  • A missão passa por quebrar o mito de que programar é difícil e preparar os “Génios do Amanhã” para um mundo digital em constante mudança.
  • A metodologia própria W.A.V.E. torna a programação acessível, lúdica e criativa desde os 5 anos de idade.

  • A ambição da SHARKCODERS é liderar o ensino de tecnologia em Portugal e ser um player principal nesta área do mercado europeu, até 2029. 

 

Inspiração e visão 

A inspiração veio a partir do meu sobrinho (Ricardo, na altura com 6 anos)…! Ele queria criar um jogo – e não apenas jogar jogos – e não sabia como o fazer. A ideia e inspiração veio a partir daqui!

A visão é tornar-se numa marca de referência no mercado de ensino de programação e tecnologia para crianças e adolescentes, até 2029. Sermos lideres de mercado em Portugal e um dos principais players nesta área, no mercado europeu.

Acreditamos, vivamente, que as novas gerações são a solução para o futuro e queremos ser o motor desta transformação!

 

Tornar o ensino acessível a todas as crianças

Um dos maiores desafios é quebrar a perceção de que programação é algo “difícil” ou apenas para adultos. Muitas crianças — e até os pais — chegam com algum receio, achando que vão entrar num mundo técnico e aborrecido.

A nossa missão na SHARKCODERS Geniuses of Tomorrow é exatamente o oposto: mostrar que programar pode ser lúdico, acessível e criativo, mesmo para crianças de 6 ou 7 anos.

Outro desafio está em manter o equilíbrio entre diversão e aprendizagem real. Vivemos numa era de estímulos constantes, por isso é preciso criar experiências envolventes, que façam sentido para eles. É aqui que entra o nosso método pedagógico — com projetos práticos, robots, realidade virtual, criar jogos, desafios e muita interação – e sempre a aprender.

No fundo, aplicamos um princípio muito claro: respeitar o ritmo e o talento único de cada criança, e confiar que todos — absolutamente todos — podem aprender a criar com tecnologia.


Estimular a curiosidade natural

Nós desenvolvemos uma metodologia de ensino própria – a metodologia W.A.V.E, seguimos um modelo de aprendizagem ativo, criativo e orientado para o futuro, onde preparemos os nossos alunos para surfar as ondas da inovação com criatividade, coragem, conhecimento e muita tecnologia.

Através de projetos práticos, estimulamos a curiosidade natural dos alunos, guiamos para alcançarem seus objetivos e sonharem alto, eles experimentam soluções diferentes e abraçam o erro como parte do processo, através de aulas lúdicas e interativas são capazes de transformas ideias em impacto real.

 

Programas e cursos 

A nossa oferta formativa está organizada em (1) cursos regulares ano letivo, (2) cursos para bootcamps de férias (workshops 6h, express 9h e courses 15h), e (3) cursos complementares ou experiences. Sempre devidamente adaptados às diferentes faixas etárias e aos niveis de conhecimento.

 

Liderar através da tecnologia

Estamos comprometidos com o desenvolvimento dos nossos alunos – os “Génios do Amanhã” e acreditamos que a literacia digital é transformadora e inclusiva, acolhemos a diversidade e preparamos os alunos para um mundo de constante mudança e muita tecnologia, mais do que ensinar código, capacitamos mentes jovens para liderar com tecnologia.

 

Foco em Portugal

Estamos focados em expandir e diversificar os nossos conteúdos e programas, alcançando assim um público mais amplo, a nivel nacional.

O nosso focus principal é crescimento da nossa quota de mercado, em Portugal. Quanto aos mercados internacionais, apesar de querermos dar esse passo, ainda não estamos com esse alvo.

 

 

 

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Os Quality Awards são um sistema de avaliação que reconhece produtos ou serviços de qualidade com uma qualificação superior a 70%, na avaliação dos consumidores, em 10 dimensões de qualidade: desempenho, características, confiança, conformidade, durabilidade, atendimento, design, expectativa/realidade, qualidade percebida e recomendação.

 

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Teamlyzer lança assistente de IA para carreiras tech em Portugal

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Por: Redação

O Teamlyzer, comunidade de tecnologia em Portugal, lançou um assistente de inteligência artificial direcionado para o desenvolvimento de carreiras na área tecnológica.

De acordo com um comunicado de imprensa, o assistente de inteligência artificial utiliza tecnologia avançada de linguagem natural para analisar e organizar mais de uma década de conhecimento acumulado pela comunidade tech em Portugal.

A nova ferramenta de inteligência artificial interpreta perguntas complexas e oferece respostas contextualizadas em segundos, com base em mais de 54 mil experiências reais partilhadas por profissionais sobre empresas, entrevistas e culturas organizacionais.

Com mais de 60 mil profissionais registados e reviews detalhadas de cerca de 4500 empresas, a plataforma é totalmente gratuita e foi criada para apoiar a maior comunidade tech portuguesa.

O Teamlyzer criou esta solução para ajudar profissionais de IT em Portugal a encontrar informações fiáveis sobre o mercado tech, simplificando a preparação para entrevistas e o conhecimento sobre culturas empresariais.

O assistente está disponível gratuitamente e sem necessidade de registo. A equipa pretende expandir as funcionalidades da IA para incluir análise salarial por região e cargo.

Just Around the Corner leva mini mercados digitais para empresas e condomínios

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Por: Ana Vieira e Helena Schlindwein 


A Just Around the Corner pretende facilitar a forma como vamos às compras, depois de um dia de trabalho, levando o conceito de “mini mercado digital” para dentro de empresas ou condomínios residenciais.

Com tecnologia autónoma e uma experiência 100% digital, estas lojas inteligentes funcionam 24 horas por dia e sem necessidade de atendimento presencial. Dispõem de produtos que vão desde snacks, bebidas, refeições congeladas prontas a consumir, produtos frescos a essenciais de higiene.

O conceito nasceu da experiência da equipa nas áreas do retalho e alimentação, aliada à identificação de uma lacuna no mercado português.

“Notámos que a maioria das soluções atuais, como vending machines ou plataformas de entrega, não responde de forma satisfatória a essa necessidade. Faltava uma alternativa que fosse prática, acessível e com uma oferta mais equilibrada”, explicou à PME Magazine Miguel Murta Cardoso, co-fundador da marca.

Inspirando-se em modelos já populares no Brasil, Estados Unidos e Austrália, a Just Around the Corner adaptou o conceito para o contexto europeu, criando uma alternativa que alia rapidez, variedade e acessibilidade.

 

Unidade demora até 3 semanas a implementar

Para garantir o funcionamento autónomo e seguro das lojas, a Just Around The Corner utiliza câmaras de videovigilância, cancelas eletrónicas e etiquetas com alarmes, complementadas por visitas regulares para reabastecimento e manutenção.

“Para além disso, garantimos uma presença regular no terreno com visitas frequentes às lojas para garantir reabastecimento, qualidade e manutenção. A nossa experiência permite-nos gerir estas lojas com rigor e previsibilidade, mesmo sem presença permanente”, comentou Miguel Murta Cardoso.

A instalação das unidades demora, no máximo, até três semanas, sem necessidade de investimento inicial por parte do cliente, com a empresa a tratar de todo o equipamento, instalação e operação.

Atualmente, os “mini mercados digitais” já operam em escritórios como no edifício do BCP, no Taguspark (Oeiras), Torre Infinity, em Sete Rios ou na OutSystems, em Linda-a-Velha.

PME esgotam quase metade da linha BPF Invest Export em três semanas

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Por: Redação


Há muita procura por parte de pequenas e médias empresas (PME) pela linha BPF Invest Export. Em apenas três semanas, o Banco Português de Fomento diz que quase metade do dinheiro para ajudar essas empresas a exportar já está prometida.

Na apresentação da atividade nos primeiros seis meses do ano do BPF, que aconteceu esta quinta-feira, Gonçalo Regalado, presidente Executivo do Banco, explicou que a linha BPF Invest Export está a ser muito procurada. Esta linha faz parte do Programa Reforçar, criado pelo Governo para responder às tarifas de Trump.

O Banco Português de Fomento informa que recebeu quase duas mil candidaturas para estas garantias. 

O valor total das candidaturas já recebidas é de 1.069 milhões de euros. Isso é cerca de metade do dinheiro total disponível para as PME.

A linha tem um total de 3,5 mil milhões de euros. Desse valor, 2,1 mil milhões destina~se às PME, e o resto é para grandes empresas. No entanto, a parte das grandes empresas ainda não foi aprovada.

Uma das razões que pode explicar a forte adesão é o facto de dos 3,5 mil milhões, 400 milhões de euros serem atribuídos às empresas como ajuda financeira.

Ansiedade de alta performance: o custo invisível de estar sempre “on”

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Por: Nicole Farinha, Hipnoterapeuta Clínica e Transpessoal

 

Há quem funcione a 200%. Entregam, antecipam, fazem acontecer. São líderes, empreendedores, profissionais de topo. Mas por dentro? Dormem… mas não descansam. Vivem acelerados. E a mente… não desliga. O pior é que muitos acham que é normal. É o preço do sucesso, dizem. Mas não é.

“Tenho sucesso, mas nunca descanso por dentro” — confessou um CEO. Desde pequeno, só se sentia amado quando se superava. Agora, repete isso em loop. Só que o corpo já não aguenta.

Quando começou o medo de parar?
Frequentemente, não é profissional — é pessoal. E antigo.
Vem da criança que aprendeu que precisava fazer muito para ser suficiente. Aceite. Amada.
A que confundiu amor com desempenho. Validação com perfeição — até à exaustão.
Na verdade, a constante procura de validação é a constante procura de amor.
Amor de quem?
Quem precisava de validar esta criança?
Quem precisava de ver esta criança?


A hipnoterapia como ponto de pausa

A hipnoterapia permite aceder a esse padrão interior, quase invisível, mas muito ativo.
Trabalhamos o “programa” subconsciente que associa valor à produtividade e descanso a culpa.
Escutamos a criança que ainda acredita que só é digna se fizer mais do que pode.
E oferecemos à mente e ao corpo um reset emocional: para que o adulto possa cuidar, e não apenas compensar.


O corpo como mensageiro

Cansaço constante. Dor no peito. Insónias. Ruminação mental. Tensão muscular. Bruxismo.
A ansiedade de alta performance instala-se em silêncio e disfarça-se de competência. Mas o corpo fala. E fala cedo.
“Não tens de fazer mais. Só precisas de descansar e confiar.”


Evidência científica

Estudos indicam que a hipnoterapia é eficaz na regulação emocional e na redução de sintomas de ansiedade, incluindo em perfis de alta exigência.
Uma meta-análise de 2019 publicada no International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis demonstrou melhorias significativas e sustentadas. 
Uma revisão sistemática de 2023, que analisou 49 meta-análises e 261 estudos primários, reforça estes resultados, demonstrando efeitos positivos da hipnoterapia em múltiplos sintomas mentais e somáticos, incluindo ansiedade.


Exercício de reflexão

Fecha os olhos e pergunta: O que estou a tentar provar com este ritmo?
A quem estou a querer agradar?
E o que aconteceria se abrandasse?


Conclusão

Slow down to speed up.
Libertar-se da ansiedade de alta performance não é deixar de ser ambicioso.
É perceber que o verdadeiro rendimento nasce no equilíbrio.
Ao abrandar, recuperas clareza, criatividade e capacidade de resposta — em vez de viver em modo reativo.
Porque a tua excelência começa quando o teu sistema nervoso se sente seguro.
E sim, já mereces — mesmo sem provar nada.

Fórum PME 2025 debate o papel das PME na nova economia

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Por: Ana Vieira e Mafalda Marques


A primeira mesa-redonda do Fórum PME Magazine 2025 terá como tema “O papel das PME na nova economia” e
contará com a participação de António Costa Silva, ex-ministro da Economia e do Mar, que fará a sua intervenção como orador principal do evento. 

O painel será composto por Rita Maria Nunes, Country Manager na empresa TAB – The Alternative Board em Portugal, uma empresa especializada em criar ‘conselhos de administração sombra’ através de mentoria, coaching e estratégias para impulsionar negócios e equilibrar a vida profissional e pessoal de gestores de empresas.  
 
Rina Guerra irá explicar como o programa ELITE consegue atuar como uma rede de PME no Grupo Euronext e apoiar as empresas em crescimento no acesso a financiamento alternativo à banca e ao mercado de capitais. A moderação ficará a cargo do empresário e gestor, Alexandre Fonseca. 

O debate irá abordar temas como a inovação, sustentabilidade e financiamento com o propósito de fornecer estratégias de crescimento e reposicionamento para líderes de empresas.  
 
O terceiro Fórum PME Magazine acontece nos dias 29 e 30 de outubro, no Taguspark, em Oeiras. 

 

Formato inovador para capacitar e inspirar

Com o propósito de se reforçar como ponto de encontro das pequenas e médias empresas portuguesas, o evento decorre em dois momentos: um primeiro dia de capacitação com formação certificada pela DGERT e o segundo dia de inspiração com casos de sucesso de empresas e oradores.

A formação certificada pela DGERT incide nos pilares estratégicos das empresas, baseado nos resultados do Barómetro PME Magazine.

Prémios Social CEO e PME Pitch

Um dos pontos fortes do Fórum PME Magazine é ter uma área de exposição e ativação de marca para fomentar o networking entre empresas e os participantes. Este ano, haverá espaço para startups com ideias de negócio, alvo de avaliação a potenciais investidores que farão parte de um painel de jurados.

Para as startups e microempresas mais inovadoras, será entregue o Prémio PME Pitch, no valor de cinco mil euros. Após um Pich de três minutos, e perante um júri a anunciar brevemente, serão escolhidos os vencedores.

O Fórum PME Magazine termina com a entrega dos Prémios Social CEO, uma distinção aos diretores executivos mais digitais em Portugal, numa parceria com o especialista em LinkedIn, Pedro Caramez.

Para mais informações clique aqui.

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Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

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A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

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O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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