Quarta-feira, Maio 7, 2025
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Cepsa e Masdar em colaboração nas energias renováveis

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A Cepsa e a Masdar, a Companhia Energética de Futuro de Abu Dhabi, fortalecem a sua colaboração em energias renováveis mediante a assinatura de um acordo de cooperação, realizado hoje, em Abu Dhabi, durante a celebração da Abu Dhabi Sustainability Week, um dos encontros mais importantes sobre sustentabilidade a nível mundial, que se celebra durante estes dias na capital dos Emirados Árabes.

Após a assinatura do memorando de entendimento (MOU pelas suas siglas em inglês) em 2017, este novo acordo estabelece as linhas de atuação para o crescimento do portfólio das renováveis de ambas as companhias. O foco principal irá centrar-se nas tecnologias eólica e solar fotovoltaica, em Portugal e Espanha, onde a Cepsa está interessada em desenvolver uma capacidade entre 500 e 600 MW nos próximos cinco anos.

A colaboração baseia-se na experiência energética de ambas as companhias, propriedade de Mubadala Investment Company, e reflete o seu esforço para aproveitar as sinergias do portfólio diversificado de negócios da Mubadala para acelerar o desenvolvimento das energias renováveis nos mercados internacionais.

Durante a cerimónia de assinatura, Pedro Miró, CEO da Cepsa, assinalou: “após a fase inicial de análise das oportunidades de acesso ao mercado em diferentes zonas geográficas, concordámos que a região Ibérica seja o foco inicial da nossa estratégia de crescimento conjunto. Este passo permitirá combinar sinergias e experiências num dos principais mercados de energias renováveis do mundo.”

Por sua parte, Mohammed Jameel Al Ramahi, CEO da Masdar, indicou: “a Masdar tem uma vasta presença e um crescente portfólio de projetos de energia renovável na Europa. Estamos muito satisfeitos em ver como a nossa colaboração com a Cepsa se desenvolve e esperamos partilhar a nossa experiência e trajetória no desenvolvimento de projetos para explorar novas oportunidades comerciais na Península Ibérica, tanto em energia solar como eólica.”

Este acordo reforça o modelo diversificado de energia e a estratégia de longo prazo da Cepsa, e está alinhado com as previsões da companhia, conforme descrito no seu relatório Cepsa Energy Outlook 2030. Em 2017, a companhia adquiriu os direitos para desenvolver o seu primeiro parque eólico em Jerez de la Frontera (Cádiz). A companhia levou a cabo as fases de desenvolvimento e construção do projeto, com o objetivo de entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2019.

A Masdar é líder mundial em energia solar e eólica com presença em mais de 25 países.  A capacidade de geração de eletricidade dos seus projetos, que estão em pleno funcionamento ou em desenvolvimento, é de cerca de 4 gigawatts (GW) brutos.

mytaxi aumenta 75% na receita em 2018

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A mytaxi, a aplicação de táxis líder na Europa, assinala o alcance de novos recordes em 2018 em áreas de negócios estratégicas, registando um crescimento de 75% na receita em comparação a 2017.

Também o número de viagens a nível europeu aumentou cerca de 60% para mais de 40 milhões. Além disso, durante o passado ano, a mytaxi chegou pela primeira vez ao número de mais de 100 mil motoristas licenciados e mais de dez milhões de passageiros registados na aplicação.

Contudo, há um número que diminui em 2018: o tempo de espera para os passageiros, que registou um decréscimo em mais de 20 segundos, estando agora nos 3,5 minutos em média.

“O ano de 2018 foi de grande sucesso para a mytaxi”, afirma Eckart Diepenhorst, CEO da mytaxi. “Temos assistido um aumento dos números e a melhorias nas nossas áreas de negócios. Estou muito orgulhoso da equipa da mytaxi por ter alcançado estes resultados. Além disso, sabemos que os 100 mil motoristas com que são nossos parceiros têm também uma grande participação neste sucesso. Os nossos motoristas obtiveram uma classificação média de 4.82 em 5 estrelas atribuída pelos passageiros, o que é uma enorme conquista por parte dos nossos motoristas. O crescimento do GMV (valor de todas as viagens realizadas pela aplicação em 2018) em 75%, enquanto empresa que já está ativa no mercado há dez anos, é algo muito pouco comum. Apesar de nos sentirmos orgulhosos deste sucesso, isso não nos tornará preguiçosos, pelo contrário, dá-nos ainda mais motivação para em 2019 acelerar para um maior crescimento”, reforça o CEO da mytaxi.

Andy Batty, Chief Operating Officer (COO) da mytaxi, acrescenta: “temos assistido a um crescimento em todos os mercados e locais. Por exemplo, os pedidos nos aeroportos aumentaram 80% em 2018, e o destino mais popular na Europa foi o Aeroporto de Dublin que registou mais de um milhão de viagens. O tráfego internacional através da aplicação também cresceu quase 200%. Aos nossos passageiros agrada-lhes o facto de poderem utilizar a mesma aplicação em 9 países diferentes e em mais de 100 cidades europeias. Por último, mas não menos importante, conseguimos ainda aumentar substancialmente as nossas contas B2B. Sendo que esta é uma área em que vemos espaço para mais crescimento em 2019”.

A mytaxi viu também a sua atividade crescer em Portugal, tendo alcançado um crescimento de 150% ao longo do último ano. O número de pedidos de viagens ultrapassou o milhão, uma procura que também aconteceu do lado dos motoristas com mais de mil novos taxistas registados na aplicação.

 

IFD e Millennium BCP juntos para empréstimo a PME

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e o Millennium BCP firmaram, na semana passada, o contrato de empréstimo de 60 milhões de euros referentes à Linha Capitalizar MidCaps, proveniente do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Segundo o comunicado da IFD, a linha de crédito servirá para “apoiar projetos que reforcem a capacidade empreendedora das PME e MidCaps nos setores da indústria transformadora, turismo, agricultura, comércio e serviços, e que tenham particular apetência para projetos em investimento produtivo e de desenvolvimento do negócio, nas áreas da inovação e da internacionalização”.

As MidCaps são empresas que têm entre 250 e 3000 trabalhadpres.

“A IFD dá preferência às propostas de carteira de empréstimos a PME e MidCaps que privilegiem o financiamento do investimento relativamente ao fundo de maneio, que apresentem maturidade média mais longa (podendo ir até 12 anos) e que visem financiar projetos que promovam a modernização, a inovação ou a internacionalização”, refere o comunicado, acrescentando que pode ser feita uma “amortização única ao fim de até oito anos ou em prestações de capital até 12 anos, com quatro anos de carência”.

João Chaves assume direção financeira da Liqui.do

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A Liqui.do, empresa nacional especializada no fornecimento de soluções de renting para empresas, nomeou João Chaves para diretor financeiro da empresa.

João Chaves será responsável por várias atividades, desde a elaboração de planos de negócio, de relatórios de evolução de atividade empresarial e análises de risco para controlo de orçamentos, elaboração de orçamentos e projeções financeiras, bem como acompanhamento dos direitos e obrigações resultantes dos contratos realizados, apoio na estruturação e negociação de investimentos em capital e de financiamentos bancários.

Talenter Academy aposta em ações de recursos humanos

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A Talenter inova com a aproximação da sua Academia de Formação ao mercado, apostando num corpo de formadores composto por profissionais do setor de Recursos Humanos e da Gestão do Talento.

Assim, ao já conhecido Paulo Reis (ex-diretor de pessoal da Sonae) juntam-se profissionais como Mariana Coruche (Diretora de Recursos Humanos do Banif Banco de Investimento), Pedro Morais Barbosa (Responsável de Comunicação Interna do AKI), Miguel Rodrigues (ISCTE), Rita Clemente (Responsável pelo Departamento de Desenvolvimento e Formação do AKI), entre outros.

José Morais Barbosa, Responsável pelo desenvolvimento comercial da Talenter Academy, afirma que

existe ainda um gap entre algumas academias e a realidade concreta das empresas, pelo que a nossa estratégia tem de passar pela aposta em ações eminentemente práticas, de curta duração e facilitadas por profissionais do próprio setor, capazes de fazer o match entre os conceitos teóricos e a realidade das empresas”.

Ações como “Academias Corporativas”, “Orçamento de Recursos Humanos”, “Comunicação Interna: da Estratégia à Ação”, “ROI da Formação”, “Talent Acquisition”, “Gestão de Carreiras”, “Avaliação de Desempenho”, “Cálculo e Processamento Salarial”, “Gestão Administrativa de Recursos Humanos”, entre outras, fazem agora parte da oferta formativa de calendário da Talente Academy

Do lado das soluções in company, a Talenter aposta em metodologias ‘out of the box”, como o Lego, o Design Thinking, o Storytelling, o Teatro, a Fotografia, entre outras. Segundo José Morais Barbosa,

com estas metodologias, a Talenter afasta-se da típica formação tradicional, eminentemente teórica e expositiva, para desafiar os seus formandos a serem eles próprios ‘co-criadores” de soluções impactantes para os desafios que as suas equipas e empresas enfrentam”.

 

JD Sports consolida operação na Península Ibérica

Multinacional britânica JD Sports consolida operação na Península Ibérica.

O ano de 2018 foi sinónimo de êxito indiscutível para a JD Sports. Mantendo a tendência de crescimento que a JD Sports estabeleceu em 2017, a marca atingiu, no ano passado, a abertura de 6 lojas em Portugal e mais 10 em Espanha, perfazendo um total de 68 espaços.

Decorrente dos referidos planos de expansão, a empresa britânica consolidou a sua operação em Portugal, tanto no Norte (Vila Real, Viseu e Coimbra) como no Sul (Faro e Portimão). Da mesma forma, inaugurou no ano passado a sua primeira loja na ilha da Madeira.

Em território espanhol, a marca reforçou a sua presença em Barcelona com duas novas lojas e entrou em novos mercados estratégicos, como Almeria, Bilbau ou Salamanca.

Este crescimento reforçou a posição da JD Sports como líder de moda desportiva em termos de volume de negócios e de metros quadrados de venda na Península Ibérica. Um sucesso que não vai ficar por aqui, uma vez que a empresa deverá manter o mesmo ritmo de aberturas em 2019, com expectativas de crescimento de dois dígitos.

L’Oreal abre candidaturas para programa de estágios

Estão abertas as candidaturas para o “L Internship Program” da L’Oréal Portugal, que visa recrutar recém-graduados em diferentes áreas de especialização.

O “L” é um programa de estágio intensivo para uma experiência profissional única nesta “Love Company”, com duração de seis a doze meses, que terá início em março de 2019.

Com este programa de estágios, a L’Oréal Portugal procura impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de jovens talentos, através da experiência de trabalho prática e através da participação em workshops, conferências e inúmeros projetos e iniciativas transversais, ligados ao negócio e/ou de responsabilidade social.

Atualmente, 72% dos talentos da L’Oréal Portugal começou a sua carreira como estagiário nesta empresa, sendo a própria CEO um exemplo disso.

“A L’Oréal Portugal é uma empresa que acredita que o talento só se constrói quando se dá empowerment e se dá possibilidade de cada um deixar ‘a sua marca pessoal’. Uma experiência que é possível de ser vivida neste programa único. Procuramos jovens ambiciosos, com espírito empreendedor e com coragem para correr riscos”, afirma Clara Trindade, diretora de Recursos Humanos da L’Oréal Portugal.

O plano de integração é feito à medida de cada estagiário, que terá a oportunidade de trabalhar em projetos de forma autónoma, com o apoio e know-how das equipas, podendo ainda fazer parte de projetos transversais com equipas diversificadas, incentivando a partilha de ideias e de novas formas de trabalhar.

A L’Oréal Portugal acredita que estes são os ingredientes que os tornam numa verdadeira incubadora e aceleradora de talentos, tanto nacional, como internacionalmente.

Podem candidatar-se os recém-graduados de diferentes áreas: Gestão, Finanças, Marketing, Digital e Social Media, Logística (Demand Planning), Vendas, Comunicação, Recursos Humanos e Direito.

As candidaturas podem ser submetidas até dia 14 de fevereiro, através do site.

Acredita Portugal: projetos faturam entre 0,34% e 0,73% do PIB

O Acredita Portugal  avaliou o impacto dos últimos anos da iniciativa na economia portuguesa e traçou um perfil aos mais de 80.000 projetos apoiados até ao momento.

Entre as conclusões do inquérito destaca-se o carácter positivo da passagem pelo concurso: dos candidatos inquiridos, 59% reconhece a importância de terem apresentado a sua ideia de negócio e 22% dos projetos lançados – um total estimado de 17.745 – encontram-se ativos.

Observando os intervalos contabilizados neste estudo, estima-se que os projetos apoiados pela Acredita Portugal faturam anualmente entre 655 milhões de euros e 1.415 milhões de euros, o que representa entre 0,34% e 0,73% do PIB português. A grande maioria – 90% – conseguiu atingir o nível de faturação atual sem qualquer tipo de investimento externo.

Entre obstáculos como a falta de tempo, a dificuldade para formar uma equipa ou para lidar com a burocracia, para os candidatos a dificuldade em obter financiamento surge como o principal constrangimento, algo que se verifica quer para os projetos no ativo (49%), para os projetos em desenvolvimento (64%) e para os que foram abandonados (46%).

O apoio e mentoring disponibilizados ao longo das fases de desenvolvimento das ideias submetidas conquistam relevância, com os candidatos a referirem-se à 2 estruturação da ideia – através de uma metodologia pedagógica e interativa que aborda oportunidades de negócio, testes de conceito, planos de marketing e negócio – e a aprendizagem acerca de conceitos associados ao empreendedorismo como duas das vantagens mais notórias retiradas da participação no concurso.

Para Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal “os candidatos com os quais contactamos estão mais informados, têm uma visão de oportunidades distinta e são também mais exigentes na procura que fazem das plataformas para potenciar a sua ideia de negócio. A Acredita Portugal reuniu-se de parceiros de referência no sentido de disponibilizar uma rede de suporte e aceleração que facilite o processo go to market de empreendedores e pessoas com ideias transformadoras e com potencial de impacto. Posicionamo-nos como uma plataforma para facilitar o processo de reconhecimento e de acesso a parceiros vitais aos empreendedores numa fase inicial da vida do seu projeto, e penso que esse compromisso tem vindo a ser reconhecido”.

Promovido pela Acredita Portugal e Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), este é o maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial, e tem como objetivos identificar, desenvolver e premiar ideias e projetos de diferentes setores, como o empreendedorismo social, mobilidade e tecnologia, aceitando ideias de qualquer área.

A iniciativa pretende apoiar qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projetos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação. Os melhores projetos têm contacto direto com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração.

O processo de seleção começa pela análise do mercado e do modelo de negócio das centenas de ideias a concurso, depois os candidatos passam por etapas sucessivas de desenvolvimento, análise do plano de marketing e plano financeiro até à apresentação do projeto em formato de pitch, onde são eleitos os vencedores de cada categoria.

Indie Campers duplica volume de negócios na Europa

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Embora Portugal continue a ser o mercado em que a Indie Campers tem uma maior representação (37% do seu volume de negócios), a empresa duplicou a sua atuação na Europa, passando de cerca de 3 000 viagens para quase 6 500.

Não só atingiu o objetivo de se fortalecer nos mercados externos, como demonstrou que os resultados obtidos vão ao encontro das metas que tinha definido para o ano que terminou.

Desde 2013, altura em que foi fundada, a Indie Campers consolidou-se como um dos principais operadores de aluguer de autocaravanas na Europa e, simultaneamente, conquistou a posição de líder incontestável no mercado nacional.

Na realidade, com uma postura proativa e objetivos claramente definidos, reorganizou-se nos pontos onde já atuava, abrindo novos espaços de operação em locais estratégicos. Por outro lado, passou a operar em mercados que se mostravam promissores e onde ainda não estava presente, como foi o caso de Alemanha, Croácia, Bélgica, Holanda e Inglaterra.

Os resultados não tardaram e, em 2018, a Indie Campers consegue duplicar a sua presença na Europa, passando a estar em dez países e a operar com 650 carrinhas, o que se traduziu num crescimento da frota em 63%.

Paralelamente, a Indie Campers deixa de operar apenas com os modelos tradicionais de autocaravanas, disponibilizando opções mais dinâmicas, ecológicas e inovadoras, designadamente com os modelos de autocaravanas Sporty, Active Plus, Motorhome, Volkswagen California, Urban, Explorer e Nomad.

Atendendo aos resultados, também esta decisão parece ter sido acertada, uma vez que o número de viajantes que, em 2017, rondava os 14 mil teve, em 2018, um crescimento de 80%, ultrapassando as 25 mil pessoas.

Apesar de os estrangeiros representarem 90% dos clientes da Indie Campers, Hugo Oliveira acredita que, num futuro próximo, “o número de portugueses que escolhem viajar e fazer férias desta forma não só irá aumentar, como será mais diversificado já que, com a diferente abordagem, o conceito vai chegar àqueles que valorizam a liberdade de ter uma casa sobre rodas, mas não abrem mão do conforto”.

Checkmarx reforça os seus quadros em Braga

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A Checkmarx pretende aumentar a sua equipa no País em 50%, ao contratar 30 profissionais até ao final de 2019.

No âmbito do seu crescimento no mercado, a líder em soluções de segurança de software, sediada em Braga, irá recrutar para cargos técnicos para o seu escritório em Portugal, um dos principais centros de desenvolvimento da empresa.

A Checkmarx é líder no Quadrante Mágico do Gartner 2018 para testes de segurança de aplicativos e oferece um conjunto completo de produtos inovadores para ajudar as empresas a reduzir o risco de vulnerabilidades. Com um crescimento de quase 70% no primeiro semestre 2018, a Checkmarx destaca-se como uma das empresas de segurança de software que mais cresce, num dos segmentos de crescimento mais rápido no mercado global de segurança cibernética atualmente.

No seu portfolio, constam maioritariamente clientes Fortune 500 como a SAP, Samsung e Salesforce.com. Tem cerca de 500 funcionários em 17 países. Em Portugal, são cerca de 60 colaboradores e iniciou a sua atividade em 2016.

Sendo constituída, essencialmente, por uma equipa jovem, e com um elevado know-how, a empresa aposta no desenvolvimento dos seus colaboradores e deixa-se impulsionar por pessoas extraordinárias e apaixonadas que continuam a inovar e a desafiar-se a cada dia.

Um ambiente com modelos de trabalho flexíveis e entusiasta que oferece a oportunidade para colaboradores evoluírem e contactarem com toda a sua comunidade profissional.

Consolidando o seu crescimento global, e com abertura dos seus escritórios novos, existem várias ofertas de emprego para a localização de Braga, no site ou remotamente, para as seguintes funções:

Application Security Helpdesk Engineer, AppSec Engineer, Full Stack Developer for Professional Service, Professional Services Engineers, Application Developer; SW Developer e Application Security Researcher. A Michael Page, como consultora de recrutamento especializado, será responsável pelo recrutamento destes profissionais.